Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
7

KSB fornece bombas para a maior caldeira de Portugal

11 de Agosto de 2022 às 16:53
A KSB forneceu recentemente duas bombas de muito alta pressão, que serão integradas numa nova caldeira, com a maior potência jamais construída em Portugal. A caldeira, do tipo Aquotubular, integralmente refrigerada, debita 57 T/h de vapor sobreaquecido a 64 bar e a 460 º C.

Esta nova caldeira de vapor a gás natural/hidrogénio está localizada numa importante indústria papeleira, em Setúbal e integrada numa estratégia de descarbonização, que prevê a substituição do fuel por gás. A sua construção tem como principais objectivos reduzir as emissões de dióxido de carbono, através da troca de combustíveis, e elevar a eficiência energética da instalação, diminuindo assim, duplamente, o seu impacto ambiental.

As bombas fornecidas pela KSB são de muito alta pressão, do modelo HGM 3/8 (tamanho 3, 8 estágios), com motor de 250 kW, e irá fornecer 80m3/h de água sobreaquecida ( 110 ºC) a uma pressão de 70 bar.g à caldeira. Para além de aplicadas em alimentação de caldeiras, este modelo de bomba pode também ser utilizado na bombagem de água fria e de condensados.

A gama HGM, pode atingir até 140 bar de pressão e 274 m3/h de caudal, e as suas principais vantagens são (1) fácil montagem (graças ao design do sistema hidráulico), (2) baixos valores de aspiração mínima requerida (devido à entrada axial, equipada de série com impulsor de aspiração), e (3) flexibilidade de adaptação às necessidades do cliente (graças às diferentes opções de sistema hidráulico), além de (4) elevada eficiência energética e (5) fiabilidade.

Sandrina Pereira, engenheira de vendas do Departamento de Indústria & Energia da KSB e responsável pela encomenda destas duas bombas, refere que "a KSB é dos fabricantes mais conceituados e experientes na construção deste tipo de bombas, e o facto de conseguirmos ter uma oferta competitiva e boas experiências anteriores com o nosso cliente, um instalador de renome especializado nesta área, permitiu-nos garantir esta encomenda."

Sandrina acrescenta ainda que "quer o nosso cliente directo, o instalador, quer o cliente final, têm um enorme know-how, procuram qualidade e rentabilizar recursos ao máximo, são exigentes e exigem igualmente aos seus fornecedores, pelo que é prestigiante ver que a KSB é de facto um fabricante que vai ao encontro deste tipo de expectativas."

Este é mais um exemplo do envolvimento da KSB em projectos que priorizam a melhoria do ambiente, contribuindo com apoio técnico e produtos que maximizam a eficiência energética e minimizam os custos de manutenção.

O Grupo KSB celebrou 150 anos de existência em 2021 e fabrica 4 milhões de euros por ano em Portugal. A KSB está directamente presente em Portugal desde 1972 (50 anos), sendo um dos líderes de mercado, quer a nível nacional quer mundial, nos segmentos Indústria, Ambiente e Energia, bem como cada vez mais relevante nos Edifícios.

Caso esteja interessado em obter mais informações sobre esta obra de referência ou sobre as bombas KSB para alimentação de caldeiras, agradecemos que nos contacte através do telefone 210 112 300,  pelo e-mail sandrina.pereira@ksb.com, ou que consulte o nosso site www.ksb.pt.
 
 
Ver comentários