Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
6

Mais que uma campanha,um movimento!

Todos temos um papel a desempenhar na prevenção do cancro cutâneo.
21 de Abril de 2016 às 10:22

Os cancros de pele são os únicos tipos de cancro visíveis a olho nu. É por esta razão que La Roche-Posay, em parceria com dermatologistas, é tão ativa em campanhas de sensibilização, educação e despistagem dos riscos de cancro cutâneo.

Se Anthelios é hoje uma marca recomendada por dermatologistas em todo o mundo é porque não se limita

à fotoproteção. Enquanto marca pioneira, responsável e

ativista, alerta para os riscos de exposição solar excessiva e recomenda as boas práticas.

La Roche-Posay foi das primeiras marcas a demonstrar o papel dos UV nos cancros de pele e faz da prevenção do melanoma a sua prioridade.

 

Para os laboratórios La Roche-Posay a prevenção do cancro da pele é uma prioridade e, enquanto parceiro de dermatologistas em todo o mundo, a marca está hoje numa posição mais forte do que nunca para ajudar a promover a deteção precoce.

Em 2015, La Roche-Posay lançou o conceito Skin Checker, um movimento global visando encorajar as pessoas de todo o mundo para verificar os sinais cutâneos no corpo dos seus entes queridos. A campanha foi lançada em 34 países com a ajuda de um vídeo com um dálmata, encorajando as pessoas a serem observadores, e recrutou mais de 30 milhões de Skin Checkers em todo o mundo.

Em 2016, La Roche-Posay lança "Save Your Skin", um movimento em associação com

Dermatologistas e famanaceuticos, que pretende ir mais além e ser mais global, assegurando que as pessoas não ficam pela teoria, mas são verdadeiramente activas na prevenção do cancro cutâneo. Para este projeto Save Your Skin, os dálmatas estão

e uma nova mensagem. Através do dálmata e de volta e trazem um novo convidado especial um gato, o vídeo alerta para a importância deverificar cada sinal, em todas as partes do corpo - atrás das orelhas, no couro cabeludo, no peito,entre os dedos, nas axilas, etc. – como um "hábito" crucial na detecção precoce do cancro cutâneo.

Save Your Skin é também um plataforma digital comunitária, alojada no site da marca La Roche-Posay. A partilha do vídeo do dálmata e do gato, bem como dos testemunhos dos skincheckers pelo mundo, estimula as pessoas a prestar atenção aos seus sinais e dos seus ente queridos, com o intuito de consultar o dermatologista na presença de algo suspeito. O objectivo desta abordagem amigável é espalhar a mensagem, estando presente o skin check na mente das pessoas.

No âmbito desta iniciativa, e para um apoio diário, La Roche-Posay lançou ainda myskincheck.org, um site educativo e fácil de usar, onde os utilizadores podem aprender sobre o cancro da pele, avaliar o seu nível de risco e controlar os seus sinais e os da sua família.

 

O método ABCDE, reconhecido e utilizado pelos Dermatologistas, contribui para a identificação de lesões suspeitas a olho nu e será uma das principais ferramentas que La Roche-Posay pretende divulgar e tornar parte do dia-a-dia dos portugueses, para a prevenção e diagnósticos precoces do cancro de pele. Este método ensina a observar os sinais cutâneos, em 5 aspetos:

 

ASSIMETRIA

Não é redondo nem oval; Tem contorno e cores que não estão distribuídas igualmente.

BORDO

Contorno irregular ou denteado

COR

Várias cores (castanho, vermelho, branco, etc)

DIÂMETRO

Diâmetro superior a 6mm

EVOLUÇÃO

Evolução rápida de mudanças de tamanho, forma,espessura ou cor

 

ANTHELIOS

PROTEÇÃO PARA A PREVENÇÃO

 

A exposição ao sol e aos raios UV pode fazer com que os sinais se transformem em lesões cancerígenas cancerígenas. Sabe-se que 50 a 70% dos cancros de pele estão, de facto, ligados à exposição excessiva ao sol e aos raios UVB e UVA.

Para se proteger do sol, existem alguns bons hábitos que devem ser adotados:

. Evitar expor-se ao sol entre as 12 e as 16 horas

. Aplicar com regularidade um creme protector solar de fator elevado

. Usar óculos escuros, chapéu e t-shirt na praia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)