Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
3

Real Confraria do Vinho Alvarinho

XIII Cerimónia de Entronização de Novos Confrades.
30 de Maio de 2019 às 10:37
Monção recebe no próximo sábado, 1 de junho, a XIII Cerimónia de Entronização da Real Confraria do Vinho Alvarinho, apresentando um programa diversificado que tem inicio no dia anterior, 31 de maio, pelas 18h30, com visita guiada à Quinta da Teimosa, em Cambeses.

Este ano, serão entronizados 17 novos confrades enófilos, mestres e oficiais, destacando-se, como confrades honorários, o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvêa, o presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro de Carvalho Martins, o chef Vítor Matos, Estrela Michelin, e o jornalista da RTP, Carlos Daniel.

Os futuros elementos da RCVA, fundada em 2007, terão como missão assumir o papel de embaixadores do vinho Alvarinho, vestindo a camisola, neste caso o traje, pela defesa, promoção e divulgação daquele produto vínico originário dos concelhos de Monção e Melgaço, preservando a sua autenticidade e qualidade superior.

No sábado, o programa inicia-se com a concentração dos confrades no Museu do Alvarinho, seguindo-se, naquele espaço, a sessão de boas vindas pelo presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e pelo Grão Mestre da RCVA, António Rodrigues.

Após um desfile pelas ruas do centro histórico de Monção com a participação de cerca de 20 confrarias convidadas, a comitiva dirige-se para a Quinta da Pedra, em Longos Vales, onde decorrerá a XIII Cerimónia de Entronização dos novos confrades.

O programa termina com almoço convívio no Restaurante "A Galiza Mail`o Minho", integrado no Hotel Termas de Monção, cujo prato principal será o Cordeiro à Moda de Monção, popularmente conhecido como "Foda à Monção", uma das 7 maravilhas à mesa da gastronomia nacional.
Ver comentários
}