Tasquinhas Coruche, 27 de Abril a 01 de Maio
De 27 de abril a 1 de maio deve agendar agendar uma visita a Coruche e à 15ª edição dos Sabores do Toiro Bravo, evento que recebeu em 2017 uma menção honrosa nos Prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo na categoria "Melhor Gastronomia 2016".
A carne do toiro bravo é a protagonista deste evento gastronómico único no país que trás a Coruche milhares de pessoas que querem participar no desafio que é lançado anualmente: "Faça uma pega de caras...no prato".
Durante cinco dias, são seis os restaurantes instalados na Praça de Touros de Coruche a apresentar menus com diversas propostas gastronómicas onde terá a oportunidade de provar e saborear o melhor da gastronomia ribatejana. São eles O Farnel, O Choupo, A Tasca, Fonte de Pau, Jakim Girassol e Sabores de Coruche. Aqui pode encontrar alguns destes pratos de "fazer crescer água na boca" aos apreciadores de boca carne: Cachaço de toiro bravo com grão e hortelã, bravo à lagareiro, espetada de lombo de vitela brava, miminhos de toiro bravo na telha, bife de novilha brava à Vítor Mendes
Mas a oferta não fica por aqui! tasquinhas de petiscos, artesanato da região, mostras de produtos locais são outros dos ingredientes que completam esta oferta que garante sempre muita animação musical nas horas das refeições, momentos únicos de etnografia e muita animação taurina na arena da praça.
No dia 30 de abril, pelas 15h30 pode assistir à segunda edição do colóquio "Do campo para a mesa", um debate moderado pelo jornalista Amílcar Malhó sobre o estado atual do produto "carne de bravo", o principal ingrediente do certame, um produto com "denominação de origem" nacional e europeia. O painel de intervenientes contará com a presença de Olga Cavaleiro - Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, João Santos Andrade - Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide e João Cavaleiro Ferreira - Membro da Comissão Executiva da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Paralelamente e durante os dias 28 e 29 de abril, decorre também a exposição de Clássicos (carros, motos e automobilia)organizada pelos Clássicos de Coruche, nos dias 28 e 29 de abril, no Centro de Exposições de Coruche (espaço localizado junto à Praça de Touros)
Consulte o programa em detalhe, recordando que todas as atividades são de entrada gratuita.
Momento musical por Laura Macedo e Marcelo Silva
Animação Musical Itinerante:
Jantar: Laura Macedo e Marcelo Silva / Momentos de animação com grupos de folclore internacionais presentes no FIFCA 2018 - Festival Internacional Folclore Cultura e Artes
Local: Envolvente da Praça de Toiros de Coruche (junto à Porta dos Cavalos)
Organização: Câmara Municipal de Coruche
15h00: Performance dos grupos de folclore internacionais do FIFCA 2018 - Festival Internacional Folclore Cultura e Artes
Local: Monumento à Tauromaquia (setor 2 da Praça de Toiros)
Organização: Câmara Municipal de Coruche
16h00: Demonstração de pegas de caras e cernelha: Grupo de Forcados Amadores de Coruche e Grupo de Forcados Amadores de São Manços
Local: Arena da Praça de Toiros de Coruche
Organização: Grupo de Forcados Amadores de Coruche
Animação Musical Itinerante:
Almoço: Associação Cultural Concertinas do Lameirão / Charanga os Batatas
Jantar: Terra Velhinha / Charanga os Batatas
10h30m: Sessão grátis de cinema infantil com exibição do filme «Ferdinando» (M/6)
Local: Auditório do Pavilhão Desportivo Municipal (limitado a 135 lugares sentados)
Organização: Câmara Municipal de Coruche
15h30m: Torneio de Foot-Vaca
Participam: Tertúlias tauromáquicas de Coruche
Local : Arena da Praça de Toiros de Coruche
Organização: Grupo de Forcados Amadores de Coruche
Participam: Tertúlias tauromáquicas de Coruche e público
Local : Arena da Praça de Toiros de Coruche
Organização: Grupo de Forcados Amadores de Coruche
Animação Musical Itinerante
Almoço: Animação Terra Velhinha; Grupeto o Coreto
15h30m às 17h30m: 2ª edição do Colóquio "Do campo para a mesa"
Debate sobre o estado atual do produto "carne de bravo", o principal ingrediente do certame gastronómico «Sabores do Toiro Bravo». Durante o evento serão abordados temas diversos, tais como: a qualidade, o potencial e as debilidades do produto "carne de bravo" e a identificação das oportunidades e potencialidades gastronómicas e turísticas oferecidas por um produto com "denominação de origem" nacional e europeia.
Painel de intervenientes: Olga Cavaleiro - Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas / João Santos Andrade - Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide / João Cavaleiro Ferreira - Membro da Comissão Executiva da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo
Moderador: Amílcar Malhó - Jornalista Gastronómico
Local: Salão de entrada do Centro de Exposições de Coruche (antiga rodoviária)
Organização: Câmara Municipal de Coruche
Animação Musical Itinerante:
Jantar: Jota Jota e os Tira Picos; Fazendeiros Del Pop
Local: Coruche e áreas limítrofes
Organização: Centro Social de Cultura e Desporto de Montinhos dos Pegos
17h00: Oficina de Danças com a participação de Ranchos Folclóricos do Concelho de Coruche (uma atividade aberta ao público)
Local: Praça da Água
Organização: Câmara Municipal de Coruche
Animação Musical Itinerante
Almoço: Bando da Terra Velhinha; Rancho Folclórico da Lamarosa
•Pão e Bolinhos da Avó Joaquina
•Jacinto Rodrigo - Mel
•José António Martins - Pica que se Farta
•Associação de Defesa do Património
Escola Profissional de Coruche
Artesanato Temático
sexta-feira: 18h00 - 02h00
sábado: 12h00 - 02h00
segunda-feira:12h00 - 02h00
terça-feira:12h00 - 22h00
sexta-feira: 18h00 - 23h00
sábado: 10h00 - 23h00
segunda-feira:18h00 - 23h00
terça-feira:12h00 - 20h00
Exposição - Clássicos de Coruche
Centro de Exposições - (antiga rodoviária de Coruche)
horário: sábado 10h00/00h00 – domingo 08h00/20h00
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.