Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
9

Vinhos da Costa Alentejana estagiam no mar

Se na próxima visita à sua garrafeira se deparar com um Vinho Regional de Setúbal, com estágio em mar, não se admire.
2 de Agosto de 2019 às 17:45
A Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana (APVCA) que inclui os produtores a Serenada, a Companhia Agrícola da Barrosinha, a Herdade Canal Caveira, o Monte da Carochinha e a Herdade do Portocarro, estão a conduzir uma experiencia de conservação e maturação dos seus vinhos ao largo do Porto de Sines.

Em 2018 depositaram a 12m de profundidade as primeiras 500 garrafas dos vários produtores que compõe a associação, no sentido de perceberem se as condições de luminosidade e a temperatura poderiam ser benéficas para os seus vinhos. "Os resultados do primeiro ensaio, embora sem dados científicos, para já é animador, percebemos para já, que acontece uma mais rápida maturação dos vinhos, mantendo as suas qualidades intactas", adianta uma das produtoras envolvidas neste projecto.

O mestre do barco de pesca "O Atraente" levou os produtores e seus vinhos, um mergulhador e um representante da CVR Península de Setúbal até ao final de um dos molhes do Porto de Sines. Foram retiradas com a ajuda do mergulhador as 500 garrafas que já estavam no mar desde o ano passado e colocadas outras tantas no seu lugar. Para novembro está prevista a reitirada das primeiras, que completarão nessa altura um estádio de 6 meses, e em 2020 as restantes, estas com um estágio de um ano.

A acção da APVCA culminou com um almoço com todos os participantes na acção e como é óbvio algumas das garrafas retiradas do mar, foram a provar, com resultados (entres os presentes) fantásticos. Os vinhos ficam mais complexos, harmoniosos e maduros. Nos tintos sobressai a suavidade dos taninos enquanto nos brancos sente-se a harmonia das frutas.

De referir que os vinhos agora retirados, vinhos premuim dos produtores que integram a APVCA, vão ser colocados no mercado (garrafeiras) sendo que as garrafas estarão identificadas quanto ao estágio em alto mar. Serão claramente vinhos para despertar a atenção dos coleccionadores e apreciadores.

Mais informações em http://www.apvca.pt/
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)