Adega de Vidigueira lança novidade

Vila Alva - Vinhas Centenárias foi estrela em clima de grande festa
07.03.18
Adega de Vidigueira lança novidade
Uma vez mais a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, inovou ao dedicar-se à produção de um vinho branco de Talha, feito exclusivamente a partir de uvas provenientes de Vinhas Centenárias, através do processo de vinificação utilizado pelos romanos, muito popular nesta região do Alentejo. Este vinho denomina-se VILA ALVA – VINHAS CENTENÁRIAS.
O Centro Cultural de Vila Alva, local escolhido, foi demasiado pequeno para receber as muitas centenas de pessoas que aí se deslocaram para assistir ao lançamento do VILA ALVA – VINHAS CENTENÁRIAS, numa prova de que a cultura, as tradições e o vinho de talha andam há muito de mãos dadas.

A cerimónia teve a presença dos presidentes da CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), engº Francisco Mateus, do presidente da Câmara Municipal de Cuba, dr. João Português, do presidente da Junta de Freguesia de Vila Alva, sr. José Pacheco, e naturalmente do Conselho de Administração da Adega, representado pelo engº José Miguel de Almeida, acompanhado pelo Presidente da Ass. Geral da ACVCA, enfº José Arvanas.

Na ocasião o presidente da ACVCA, engº José Miguel Almeida afirmou: «É na freguesia de Vila Alva no Concelho de Cuba que se encontram as vinhas mais antigas desta zona do país, muitas delas plantadas em datas anteriores a 1930. Vinhas muito antigas com produções reduzidas, mas cujos cachos têm uma refinada qualidade, que deram origem a um vinho de um nível único em Portugal.»
Num mesmo registo se ouviram palavras do eng Francisco Mateus ao enaltecer o esforço da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito na preservação destas vinhas, e no trabalho de acompanhamento dos agricultores seus proprietários: «São vinhas muito velhas que alguns desejam arrancar, e é muito meritório o trabalho desenvolvido pela Adega, para que isso não aconteça, pois é um património único que todos, incluindo também a CVRA, queremos preservar».

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!