Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Vacina da Universidade de Oxford contra o coronavírus é segura e garante resposta do sistema imunitário

Testes mostram que a vacina ajuda pacientes a criar anticorpos e glóbulos brancos.
Correio da Manhã 20 de Julho de 2020 às 15:07
Coronavírus xx
Coronavírus xx FOTO: Reuters

Uma vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra sinais de ser segura e de treinar o sistema imunitário, avança a BBC.

Testes que envolveram 1.077 pessoas mostram que a vacina ajuda os pacientes a criar anticorpos e glóbulos brancos que ajudam a combater o coronavírus.

A vacina, denominada ChAdOx1 nCoV-19, está a ser desenvolvida a uma velocidade sem procedentes e é feita a partir de um vírus geneticamente modificado que causa a gripe nos chimpanzés.

Este vírus foi fortemente modificado para não causar infecções em pessoas e para se aproximar da composição do coronavírus, fazendo com que o sistema imunitário possa aprender a atacá-lo.

Ainda é cedo para perceber, por completo, que esta vacina funciona, já que continuam a ser feitos testes com uma amostra mais alargada. Porém, e tendo em conta estes resultados tão promissores, o Reino Unido já fez saber que encomendou 100 milhões de doses da vacina.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Universidade de Oxford oxford saúde coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)