O Governo decidiu não prolongar o estado de alerta em Portugal e com a decisão surgem várias dúvidas relativamente ao que muda. Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o Ministério da República explica que o isolamento deixa de ser obrigatório e que o subsídio associado à incapacidade temporária para o trabalho por Covid-19 também termina.
Outra das alterações é o fim das prescrições de testes à Covid-19 via SNS24. Estes passam a ser comparticipados mediante prescrição médica, assim como acontece com outras análises complementares.
O uso de máscara mantém-se obrigatório nos estabelecimentos e serviços de saúde e nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. De acordo com o mesmo comunicado, o estado de alerta termina às 23h59 desta sexta-feira.
Veja todas as alterações:O que muda?
- Isolamento deixa de ser obrigatório.
- Cessa o mecanismo de atribuição de incapacidade temporária para o trabalho por Covid-19 e o subsídio associado, que deixarão de ter um regime especial, passando a beneficiar do regime das outras situações de doença.
- Testes à Covid-19 deixam de ser prescritos via SNS24. Passam a ser comparticipados mediante prescrição médica, à semelhança de outras análises e meios complementares de diagnóstico (MCDT), sendo o teste à Covid-19 comparticipado a 100% quando prescrito numa unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).