Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Mais de 400 mil pessoas já receberam a segunda dose de reforço contra a Covid-19

Todos aqueles que ainda não fizeram a primeira dose de reforço e se encontram elegíveis estão a ser convocados.
Correio da Manhã 6 de Julho de 2022 às 20:05
Campanha de vacinação contra a Covid-19 e gripe arranca no início de setembro
Campanha de vacinação contra a Covid-19 e gripe arranca no início de setembro FOTO: CMTV

Mais de 400 mil pessoas acima dos 80 anos, bem como residentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) já receberam a segunda dose de reforço contra a Covid-19 em Portugal e todos aqueles que ainda não fizeram a primeira dose de reforço e se encontram elegíveis estão a ser convocados.

De acordo com o novo balanço disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde numa nota esta quarta-feira, "os dados registados até ao final do dia de ontem, 5 de julho, já tinham sido vacinadas cerca de 407 mil pessoas, tendo sido já visitadas todas as ERPI elegíveis".

O processo de administração da segunda dose de reforço iniciou-se a 16 de maio e abrange pessoas que estejam em lares e centros de dia ou que tenham 80 ou mais anos. "Os cidadãos com 80 ou mais anos têm estado a ser convocados por agendamento local, através de mensagem (SMS) ou chamada telefónica, e por agendamento central", lê-se na nota da autoridade da saúde.

A população elegível para esta segunda dose "deve ser vacinada com um intervalo mínimo de 4 meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARSCoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infeção", alerta a DGS. 

A administração da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 insere-se na estratégia de melhoria da proteção da população mais vulnerável.

Pessoas Idosas Estruturas Residenciais Portugal Direção-Geral da Saúde saúde
Ver comentários
}