Receitas do cinema na China batem recorde

Um valor de 5.757 milhões de euros.

04 de dezembro de 2015 às 09:10
sala de cinema Foto: Pedro Catarino
Partilhar

As receitas do cinema na China bateram este ano um novo recorde ao alcançar, até agora, 40.000 milhões de yuan (5.757 milhões de euros), um aumento superior a 48%, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

"Trata-se do número mais alto de sempre alcançado pelas bilheteiras nacionais", escreveu hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, citando números da Administração Estatal da Imprensa, Publicações, Radio, Cinema e Televisão (SARFT, na sigla em inglês).

Pub

As produções nacionais, que dominam a programação na última semana do ano e nos períodos de férias, proporcionaram 59% das receitas, o equivalente a 23.700 milhões de yuan (3.300 milhões de euros), indicou a mesma fonte.

Entre os dez filmes mais vistos consta a produção chinesa "Monster Hunt", uma comédia de ação e fantasia realizada por Raman Hui, codiretor de "Shrek the Third", que no verão passado se converteu na produção nacional com mais sucesso comercial.

Pub

Da mesma lista fazem parte "Monkey King: Hero is Back", outra produção chinesa, e filmes estrangeiros como "Furious 7", "Avengers: Age of Ultron", "Jurassic World" e "Mission: Impossible-Rogue Nation".

Trinta mil salas

No conjunto, existem cerca de 6.200 cinemas nas cidades chinesas, o correspondente a 30.000 salas, indicou a SARFT.

Pub

Desde fevereiro passado, o "gigante" asiático superou os Estados Unidos da América como o maior mercado cinematográfico do mundo.

A importação de filmes, na China, é monopólio do Estado e está sujeita a cotas. Normalmente, o país mais populoso do mundo importa apenas 34 filmes por ano, a maioria dos quais norte-americanos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar