Realizador premiado filma em Portugal para sobreviver

Brady Corbet já tinha gravado em Portugal três anúncios, que lhe permitiram sobreviver em tempos difíceis.

09 de fevereiro de 2026 às 01:30
Brady Corbet Foto: Scott A Garfitt/AP
Brady Corbet filma em Portugal após sucesso de 'O Brutalista' Foto: Direitos Reservados
Homem e mulher em ambiente de trabalho, com luz fraca Foto: DR
Brady Corbet, realizador de "O Brutalista", filma em Portugal após sucesso Foto: DR

1/4

Partilhar

O realizador Brady Corbet, que filmou ‘O Brutalista’ - filme nomeado para dez categorias Óscares e vencedor em três - está a preparar um novo projeto cinematográfico e será filmado em Portugal, país onde assinou vários filmes publicitários nos últimos anos.

Além de Portugal, a película será também rodada na África do Sul já na primavera deste ano.

Pub

O filme intitula-se ‘The Origin of the World’ e está a ser descrito pela imprensa internacional como um western adulto ambicioso, com uma narrativa que percorre cerca de 150 anos de história, desde o século XIX até aos dias de hoje. Ainda pouco se sabe sobre a história em si, mas sabe-se que envolve temas como ligados à imigração chinesa e a economia do norte da Califórnia. O cineasta norte-americano quer filmá-lo no raro formato de 70 mm — uma escolha que remete para os clássicos de Hollywood.

A ligação de Corbet a Portugal passa pela publicidade e foi revelada no ano passado de forma surpreendente, quando, numa entrevista confessou ter enfrentado dificuldades económicas apesar do sucesso estrondoso de o ‘O Brutalista’, que brilhou em festivais de cinema e esteve nomeado para várias categorias dos Óscares de 2025 (incluindo Melhor Filme, sem ganhar) mas, ironicamente, quase não gerou lucros para o realizador. Impedido de escrever novos guiões ou filmar projetos de maior fôlego, porque estava envolvido na promoção da longa-metragem (que não é remunerada), Corbet acabou por revelar que o único rendimento auferiu em três anos foi em Portugal, onde teve a oportunidade de realizar três anúncios publicitários.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar