236 obras nacionais expostas no Google

Projeto tem cada vez mais obras portuguesas de arte urbana.

18 de março de 2015 às 20:14
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A coleção online do Google Cultural Institute, compilada no âmbito do projeto Street Art, já conta com 236 obras de arte urbana portuguesas.

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Esta galeria junta mais de 3500 artistas, 10 mil obras de 86 parceiros de 34 países. O objetivo principal é converter digitalmente a maior quantidade de arte urbana possível, antes que corra o risco de desaparecer.

Portugal já estava representado no projeto através da participação da Galeria de Arte Urbana. A partir desta quarta-feira, há no Google Cultural Institute mais 147 obras apresentadas pelo WOOL Fest (festival luso de arte) e outros 45 trabalhos, além de duas coleções da Urban Creativity, de Lisboa.

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Todas as obras nacionais passam a estar expostos no site do projeto Street Art, na televisão dos utilizadores do Chromecast, nos relógios com Android Wear e nas aplicações Android que a Google criou para expor a ideia, na qual se incluem trabalhos do artista português Vhils (Clique para ver o videoclipe realizado por Vhils).

Em cada trabalho está indicado o local onde cada obra se encontra (ou encontrava), o nome do artista (se o mesmo estiver identificado), as dimensões da mesma e que técnicas foram utilizadas para a sua criação.

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Como participar

De acordo com o site, a Google está a aceitar candidaturas para parcerias de museus, arquivos, instituições culturais ou coleções privadas.

O primeiro passo é ir ao site do Google Cultural Institute e preencher o formulário. Foi exatamente isso que fez Lara Seixo Rodrigues, do WOOL, assim que soube da iniciativa. A cofundadora do festival conta ao Correio da Manhã que o gigante tecnológico demorou apenas dois dias a dar feedback positivo à candidatura.

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"O Google tentou agilizar o processo da parceria porque o projeto era para ter avançado logo em novembro, mas até fevereiro temos inserido mais informação nas várias plataformas", explicou.

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