"A moda tem muito a ver com a arte"
Agatha Ruiz de la Prada está em Portugal com uma exposição.
Agatha Ruiz de la Prada, está em Portugal com a sua primeira exposição, na Casa de Santa Maria, em Cascais. A designer e estilista espanhola defende a necessidade de existirem mais mostras dedicadas à moda, uma arte que diz que é entendida por todos.Sim! Estou convencida de que, daqui a uns anos, os médicos vão começar a dizer às pessoas deprimidas que estão proibidas de usar preto.
Correio da Manhã – Porque é que decidiu trazer esta exposição para Portugal?
Agatha Ruiz de la Prada - Esta exposição já passou por muitas cidades da América Latina. A minha curadora dedica-se a fazer mostras em vários sítios e já tinha feito várias aqui, mas esta é a primeira vez que exponho em Portugal.
E como está a ser?
Fiquei muito contente porque já vim cá muitas vezes, mas não conhecia Cascais e quando soube que seria na Casa de Santa Maria... Esta exposição combina lindamente com esta casa tradicional portuguesa e com estes azulejos. Gosto do contraste e da diferença que faz.
Porque é que escolheu estes 30 vestidos? O que é que eles têm de diferente dos outros?
Decidimos trazer apenas os 30 trajes mais importantes e mais raros. Entre as coleções de inverno e de verão escolhemos estes vestidos.
O que significa a moda para si?
Para mim a moda tem muito a ver com a arte. Em todo o Mundo devia haver mais exposições de moda. É curioso porque as pessoas entendem melhor exposições de moda do que de quadros. As pinturas são para pessoas muito cultas, gente que está dentro do assunto. A moda interessa até às crianças. Encanta-as.
Porque é que a roupa e os acessórios criados por si são sempre tão coloridos?
Porque tenho a certeza de que as cores fazem as pessoas muito mais felizes. Adoro cor!
Acredita na influência das cores no estado de espírito das pessoas?
Sim! Estou convencida de que, daqui a uns anos, os médicos vão começar a dizer às pessoas deprimidas que estão proibidas de usar preto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt