ABBA recusam associar-se à campanha de Trump
Banda sueca quer impedir o candidato republicano de usar o tema ‘The Winner Takes it All’ e garante que não foi dada autorização.
Os ABBA, a banda sueca mais conhecida de todos os tempos, quer impedir Donald Trump de usar um dos seus temas mais icónicos, ‘The Winner Takes it All’, na atual campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos. A produtora que representa o grupo já contactou a equipa do candidato republicano, pedindo-lhe que pare de usar o tema (bem como os vídeos) nas intervenções e eventos em que Trump participa.
Um porta-voz do candidato apressou-se a vir a público garantir que tudo estava a ser feito de forma legal: “A campanha tinha uma licença para tocar música dos ABBA através do nosso acordo com a BMI e a ASCAP”, disse à Associated Press. Todavia, do outro lado da barricada, a resposta foi categórica: “Não foi recebido qualquer pedido; por conseguinte, não foi concedida qualquer autorização ou licença”.
Os ABBA não são os primeiros a insurgir-se contra o uso indevido da sua obra nas campanha de Trump. Tom Petty, R.E.M, Adele e até a já falecida Sinéad O’Connor colocaram a mesma barreira no passado e, no início deste mês, já na atual corrida à presidência, Céline Dion apresentou uma queixa semelhante, enquanto os Foo Fighters anunciaram que vão exigir os direitos de autor e doá-los à campanha democrata, em resposta aquilo que consideram “um abuso”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt