Ano filatélico arranca em Lisboa e Vila Real de Sto António
Primeiros eventos acontecem em janeiro.
Os dois primeiros eventos filatélicos de 2015 são o 63º Leilão Filatélico e de Coleccionismo e a Mostra Filatélica comemorativa dos 125 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.
O 63º leilão da casa leiloeira Paulo Dias realiza-se no sábado, dia 10 de janeiro, nos escritórios da empresa na Avenida Duque de Ávila, 120 2º, em Lisboa. Do catálogo do leilão, com mais de dois mil lotes em praça, destacamos uma coleção de selos de Portugal entre 1893/1999, montada em cinco álbuns, com preço de catálogo de 30 mil euros e que tem base de licitação de 1600 euros.
Já o selo de 25 réis carmim rosa, D. Pedro V, emitido em 1856 (cabelos anelados), muito raro em novo, catalogado por 17400 euros, vai à praça por 600 euros.
Por último, uma folha completa de 28 selos de 400 s/50 réis azul claro, emissão de 1920 Diogo Neto, c/sobrecarga ‘República’ local, denteado 12 ½, única folha conhecida, muito raro, tem valor base de licitação de mil euros.
O catálogo do leilão pode ser consultado em www.leilõespdias.pt
125 DOS BOMBEIROS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Já a exposição filatélica comemorativa dos 125 anos dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António será inaugurada no dia 12 de Janeiro, no Salão Nobre dos Bombeiros, sendo organizada pela Secção Filatélica da entidade aniversariante.
Este primeiro certame filatélico do ano integra-se no plano exposicional da Federação Portuguesa de Filatelia. Dedicado à temática dos Bombeiros, reúne um conjunto das melhores participações do tema existentes em Portugal.
Para assinalar a efeméride, os Correios de Portugal vão editar o primeiro inteiro postal do ano, dois carimbos comemorativos e um selo personalizado, todos alusivos ao tema.
O inteiro postal com porte pago para correio doméstico, que reproduzimos, apresenta no local do selo o logo dos Corpo de Bombeiros Voluntários e no lado esquerdo o edifício-quartel dos Bombeiros de Vila Real de Santo António onde a exposição está patente até 24 de janeiro.
O inteiro postal e as restantes peças filatélicas comemorativas serão lançadas a 15 de janeiro, data em que o Corpo de Bombeiros de Vila Real de Santo António assinala os 125 anos da fundação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt