António Manuel Ribeiro é o novo apresentador de "Língua Mãe"
A oitava temporada do programa da CMTV já tem data de estreia e promete dar visibilidade ao trabalho dos criadores nacionais.
O músico António Manuel Ribeiro vai estrear-se como apresentador de televisão à frente da oitava temporada de ‘Língua Mãe’, que resulta da parceria entre a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a CMTV e que começa a ser exibida a 6 de setembro, aos domingos de manhã. O músico, conhecido pelo percurso à frente dos UHF, aceitou o desafio lançado pelo presidente da SPA, José Jorge Letria, e assume o novo papel com a vontade de continuar a aprender e, sobretudo, de contribuir para a valorização da cultura portuguesa.
O convite surgiu há alguns meses, conforme explicou ao CM, no final de uma reunião da direção da Sociedade Portuguesa de Autores. “O presidente, José Jorge Letria, ‘convocou-me’ para este exercício. Aceitei de imediato, só depois é que pensei se seria capaz, mas pela nossa Cultura darei o meu melhor, enquanto aprendiz”, conta António Manuel Ribeiro, que vê no programa uma oportunidade de defender aquilo que considera ser “uma parte essencial da identidade nacional”.
“A nossa Cultura, leia-se identidade nacional, começa na palavra falada, que uns entoam, declamam, gritam, falam, choram”, afirma o músico, sublinhando a importância da aposta que a SPA mantém na CMTV. Para António Manuel Ribeiro, o ‘Língua Mãe’ é também uma forma de dar visibilidade ao trabalho de quem cria, muitas vezes longe dos olhares do público.
A oitava temporada de ‘Língua Mãe’ mantém assim a aposta na divulgação da criação e da cultura portuguesas, dando espaço a autores e artistas para revelarem não apenas as suas obras, mas também o processo, as inquietações e o trabalho que lhes estão na origem. A primeira entrevista desta nova série tem como covidado Fernando Ribeiro, líder dos Moonspell, a mais relevante e reconhecida banda de heavy metal portuguesa.
A parceria entre a SPA e a CMTV inclui ainda, todos os anos, a atribuição do Prémio Língua Mãe (criado em 2021), que distingue uma personalidade pelo seu contributo para a cultura e para a língua portuguesas. Este ano, o galardão foi entregue a José Cid, reconhecendo uma carreira de décadas dedicada à música e à criação artística em Portugal. Entre os anteriores premiados com o galardão contam-se Paulo de Carvalho (2021), Jorge Palma (2023), Sérgio Godinho (2024) e Tozé Brito (2025).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt