António Manuel Ribeiro: “Foram quarenta anos vividos intensamente”
Grupo assinala quatro décadas de um percurso iniciado em 1978.
Tocaram, já a altas horas da noite, durante 25 minutos, e saíram a correr porque tinham um barco para apanhar. O primeiro concerto dos UHF aconteceu em Novembro de 1978, no Bar É, em Lisboa, e ainda hoje é recordado de viva memória.
"Lembro-me dos nervos. Eu tinha 24 anos e cheguei a pensar que ia morrer de ataque de coração. Aquela barreira entre o estar na sombra e o aparecer nas luzes do palco era uma coisa que me aterrorizava", lembra o cantor António Manuel Ribeiro.
Ora, é precisamente esta história iniciada em finais de 78 que leva a banda agora a celebrar 40 anos de carreira, este sábado, dia 22, na Aula Magna, em Lisboa, e dia 29, na Casa da Música, no Porto. Para os dois espetáculos a banda faz-se acompanhar dos convidados Frankie Chavez, The Lgendary Tigerman, João Pedro Pais e do membro fundador Renato Gomes.
António Manuel Ribeiro garante as canções emblemáticas, mas também "momentos únicos". Para recordar estão quatro décadas de percurso difíceis de resumir.
"Foram 40 anos intensamente vividos e de grandes descobertas. Descemos ao Portugal real, tocámos em cima de atrelados, às vezes sem camarins e casas de banho e em terras onde só podíamos começar a tocar quando acabasse a telenovela", lembra o cantor que teve de lutar contra os preconceitos numa altura em que ninguém fazia ideia do que era esta coisa do rock português.
"Chegaram a chamar-nos de imperialistas só porque tocávamos com uma guitarra elétrica, um baixo e uma bateria." Por essa altura, não era fácil usar o cabelo comprido nem convencer o pai de que se queria ser músico.
"O meu pai não queria. Viu vários concertos meus, mas nunca me disse diretamente o que achava. Depois dele morrer é que a minha mãe me contou, um dia, que ele tinha um orgulho enorme em mim e que até colecionava coisas que saiam na imprensa."
SAIBA MAIS
1760
concertos deu a banda ao longo dos 40 anos de carreira
Mudanças
Grupo teve várias formações. Desde 1978, foram 32 os músicos que passaram pelos UHF.
A primeira gravação
‘Jorge Morreu’ foi o primeiro single gravado. A canção era sobre um amigo morto por causa da droga.
Obra extensa
Os UHF lançaram 15 álbuns de estúdio, 50 singles, 5 álbuns ao vivo e 29 vídeos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt