Arte em Espaço Virtual
A jovem artista Raquel Oliveira, de Matosinhos, conquistou o Grande Prémio da IV Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, que contou com a participação de cerca de 500 concorrentes.
O júri do certame – que este ano destacou as novas tecnologias – seleccionou 150 trabalhos, que podem ser apreciados até 10 de Julho, em diferentes locais de Vila Verde.
A pintura a óleo sobre tela ‘Espaço Virtual I’, de Raquel Oliveira, conquistou o Grande Prémio em Artes Clássicas, no valor de cinco mil euros. Na mesma categoria, Pedro Lopes, de Vila Real, venceu o Prémio Revelação, enquanto o Prémio Dragão do Mar foi atribuído à jovem vilaverdense Ana Cláudia Caldelas, pelo trabalho ‘Os sapatos da Cinderela’.
Ao nível da ‘Arte nas Novas Tecnologias’, o Grande Prémio do Júri foi para o vídeo ‘Wash and Pump’, de Sílvio Matos (Évora). Houve ainda lugar a menções honrosas para ‘Rotulagem S.A.’ (Hugo Travanca, Ourém), ‘Sem Título’ (Sofia Carvalho, Braga), ‘Sentimento de si’ (Vânia Mendanha, Esposende) e ‘Viúva Negra’ (Brimet Silva, Coimbra).
Na abertura da exposição, o presidente da Câmara de Vila Verde, José Manuel Fernandes, mostrou-se convicto na afirmação da Bienal “como um certame de referência no mundo da arte, por força dos progressivos patamares de qualidade que vem superando” – no que foi secundado pelos presidentes da Associação D’Arte, Mestre Viriato da Silveira, e do Júri das Novas Tecnologias, Goran Putnik.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt