Avicii, prodígio da mesa de mistura, começou a fazer música aos 8 anos
Recorde o percurso do artista nascido com o nome Tim Bergling, que morreu aos 28 anos.
Nascido com o nome de Tim Bergling na cidade sueca de Estocolmo, em 1989, o DJ que se tornou um dos mais bem pagos do circuito da música eletrónica começou a dar os primeiro passos na música ao fazer misturas no seu quarto aos oito anos. Era filho da atriz sueca Anki Lidén e de Klas Bergling.
Começou a dar nas vistas nos clubes da sua cidade e chegou ao nome artístico Avicii porque , quando quis cirar uma página no site My Space,já alguém tinha usado um nome igual ao seu. Explicou que Avicci vem da religião budista e designa o inferno.
No início da década de 2010, o DJ começa a dar nas vistas con samples que usavam a voz de Etta James. Em 2012, foi nomeado para um Grammy por um tem gravado com David Guetta.
Em pouco tempo, Avicci tornou-se um fenómenro global. ‘Level’, tema em que usa a voz de Etta James, abre-lhe as portas das pistas em todo o mundo. Esteve várias vezes em Portugal, a última das quais no encerramento do Rock in Rio Lisboa, em 2016.
A fama repetina trouxe consequências nefastas. Em 2016, anunciou que ia deixar de fazer digressões. Entre outras razões, os problemas de saúde motivaram a saída dos palcos. O excesso de consumo de álcool levaram a uma pancreatite e foram-lhe removidos a vesícula biliar e o apêndice, em 2014.
Numa carta aos fãs, Avicii explciava que já não disfrutava da felicidade que o sucesso lhe tinha trazido. Dizia que precisava de tempo para se encontrar a si próprio.
Acabou por morrer esta sexta-feira, 20 de abri de 2018, em Mascat, Ormuz. Não foram divulgadas as causas da morte
O artista deixa para a posteridade dopis álbuns de estúdio, True, de 2013 e Stories de 2015, para além de várias colaborações com outros artistas. Em 2011, criou a organização ‘House of Anger’, que luta contra a fome em África.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt