Baião: Descoberta pintura mural do século 15 de "elevado valor"
Técnicos de conservação e restauro confirmaram a descoberta de uma pintura mural do século 15, de "elevado valor", numa capela de Baião, que estava escondida atrás de um altar, revelou esta quarta-feira a autarquia local.
Segundo a fonte, a descoberta da pintura na capela de Santa Comba, em Loivos do Monte, ocorreu quando se removia o altar para se proceder ao respectivo restauro.
A importância do achado foi confirmada após a Comissão de Fábrica da Igreja Paroquial da freguesia de Loivos do Monte, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Norte, ter contratado técnicos conservadores e restauradores de arte.
A pintura mural a fresco, que se encontra na parede fundeira da capela-mor, foi restaurada pela técnica Alexandra Joaquim, auxiliada por Elvira Barbosa, trabalho que foi concluído recentemente.
"Supõe-se que a actual capela foi uma pequena ermida e um local de culto da população daquela aldeia, aumentada e transformada em capela", considera a conservadora, assinalando que a pintura será provavelmente do final do século 15, retractando três figuras sagradas.
O fresco, com 2,77 metros por 2,44 metros, é composto no centro pela figura de Santa Comba. Nos lados encontram-se uma figura feminina, segurando um menino na mão esquerda, e S. Sebastião.
Esta pintura apresenta elementos com muitas semelhanças à pintura mural da parede fundeira de Santa Marinha de Vila Marim, concelho de Mesão Frio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt