Beatles lideram a lista dos mais pirateados
Saiba quais são os dez artistas que mais vezes têm a sua música descarregada de forma ilegal.
Foram anunciados os músicos mais pirateados de sempre. Segundo a Muso, empresa dedicada ao combate à pirataria, os Beatles lideram a lista das dez bandas com mais ‘downloads’ ilegais.
Nos sites de partilha analisados, o quarteto de Liverpool é a banda com mais arquivos disponíveis para descarregar: 187.687. Estimando que sejam realizados mil ‘downloads’ por arquivo, a Muso calcula que as músicas da banda britânica tenham sido descarregadas ilegalmente cerca de 190 milhões de vezes.
Em 2008, numa entrevista ao site NME, Paul McCartney declarou que, apesar de estranhar o conceito do ‘download’, a pirataria é algo que não o incomoda. Para o ex-Beatles, a indústria musical continua a funcionar apesar de grande parte das pessoas não pagar pelas canções.
Os Fleetwood Mac e Bob Marley são os nomes mais próximos dos Beatles nesta lista de 'vítimas' da pirataria. A banda norte-americana conta com cerca de 73 mil arquivos disponíveis, enquanto o ícone do Reggae soma mais de 60 mil. Entre os restantes artistas que constam neste ‘top 10’ encontram-se nomes como Elvis Presley, Led Zeppelin, ABBA e até os Rolling Stones, banda que ocupa o décimo lugar.
A Muso foi fundada em 2008 para monitorizar a partilha ilegal de ficheiros na Internet. Desde esse ano, para além dos ficheiros de música, a organização analisa também os 'dowloads' ilegais de filmes, jogos e outro tipo de ‘software’.
CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA CONHECER AS DEZ BANDAS E/OU MÚSICOS MAIS PIRATEADOS NA INTERNET
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt