‘Boyhood’ vence todos os prémios

Longa-metragem que levou mais de uma década a filmar é a preferida dos críticos para filme do ano. O realizador e Patricia Arquette somam elogios.

29 de dezembro de 2014 às 14:00
boyhood, vence, todos, prémios Foto: D.R.
Partilhar

A crítica está rendida a ‘Boyhood’. A longa-metragem de Richard Linklater, que demorou 12 anos a ser concluída, tem somado prémios atrás de prémios e já é considerada o filme do ano.

‘Boyhood’ foi distinguido com o prémio de melhor película de 2014 na maior parte dos ciclos de críticos dos EUA, que estão divididos por estados. Além disso, o trabalho de Richard Linklater tem sido muito aclamado e arrecada várias estatuetas de melhor realizador.

Pub

Patricia Arquette, que no filme interpreta a mãe do protagonista (Ellar Coltrane), tem sido a favorita na categoria de melhor atriz secundária. ‘Boyhood’, já em exibição nas salas nacionais, conta a história de Mason, desde a entrada para a escola, aos 6 anos, até à faculdade, aos 18 – e analisa o seu relacionamento com os pais à medida que cresce.

Falta saber se confirma o favoritismo em prémios com maior visibilidade, como os Globos de Ouro (11 de janeiro) e os Óscares (22 de fevereiro).

Pub

Mas há mais filmes a colecionar prémios. É o caso de ‘Birdman Ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’, de Alejandro González Iñárritu (estreia a 8 de janeiro). Esta longa reuniu o consenso junto de alguns ciclos de críticos de cinema, com muitos elogios para a interpretação de Michael Keaton, que coleciona prémios de melhor ator.

Já Julianne Moore tem acumulado prémios de melhor atriz pela interpretação em ‘Still Alice’ (nas salas a 22 de janeiro), sobre uma mulher que descobre estar a sofrer de um início precoce de Alzheimer. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar