Cacá Diegues mostra ‘Circo’ na quinta-feira
Filme brasileiro foi parcialmente rodado em Portugal em 2015.
É uma das grandes estreias deste início de ano: há muito que o realizador brasileiro Cacá Diegues (de ‘Bye Bye Brasil’) queria fazer um filme sobre o universo do circo, e aqui está ele. ‘O Grande Circo Místico’, baseado no poema de 47 versos contido no livro ‘A Túnica Inconsútil’, de Jorge de Lima, foi parcialmente rodado em Portugal e conta a história de uma família que acompanhamos ao longo de 100 anos e cinco gerações. Todas apaixonadas pela arte circense, mas com níveis de sucesso muito distintos: a primeira é famosa e próspera; a última decadente.
Com argumento de George Moura e do próprio Cacá Diegues, esta obra tem como pontos de interesse a banda sonora, de que fazem parte canções de Chico Buarque e Edu Lobo (incluindo as muito conhecidas ‘Beatriz’ e ‘Ciranda da Bailarina’), mas também a participação especial do ator francês Vincent Cassel, que aparece no elenco juntamente com Jesuíta Barbosa, Juliano Cazarré, Bruna Linzmeyer e António Fagundes.
No entanto, com laivos de realismo mágico e uma fotografia muito bem cuidada, o filme não parece ter convencido a crítica. Aquando da primeira apresentação da obra, no âmbito da última edição do Festival de Cinema de Cannes, em França, escreveu-se que ‘O Grande Circo Místico’ está "ao nível de uma telenovela" na "manipulação emocional do espectador". Só a parte plástica do filme parece reunir agrado geral.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt