Caminhos de verdade e mentira
Nunca é de mais falar-se nos valores da Festa de Toiros, nomeadamente de alguns mais sagrados, que dizem respeito ao próprio RESPEITO e à ÉTICA.<BR>Em Tauromaquia, como noutros domínios, a perfeição poderá não existir.
Aquelas que parecerão a melhor lide, a melhor faena, a melhor pega, poderão roçar o estado perfeito, mas sempre se poderá imaginar mais e melhor, por mais puro.
A pureza, aliás, deve ser causa e consequência. A do toiro e a da forma de se lhe estar diante! É na pureza do estilo que estará o segredo, que tem aroma de elixir, que faz sorrir, que faz vibrar e tentar repetir o que às vezes parece irrepetível.
Como em tudo na vida, à pureza opõe-se o impuro. Desmandos de vária ordem, determinados, nas mais das vezes, por duas terríveis aliadas: a ganância de uns e a ignorância (de outros), sendo que a primeira sabe muito bem aproveitar-se da segunda.
A Festa de Toiros é apanágio de procedimentos de respeito. A colocação dos artistas quando se fazem as ‘cortesias’, a ordem de actuação (no respeito pela antiguidade), os brindes (desde logo à Autoridade, na pessoa do Delegado), sejam para início da lide seja em gesto honorífico perante alguém, etc. Há, de facto, respeito e ética de braço dado.
SUBIR A PULSO
Por esse mundo fora, todas as ‘Figuras do Toureio’, em especial os matadores, sabem que tiveram de subir a pulso a escada (ou a corda...) do sucesso.
Ninguém dá nada a ninguém e quem mais se aproxima do toureiro para lhe ‘dar’ algo é... o toiro, mais que nada nem ninguém!
Mas há quem assim não pense e tente outros caminhos. Não se devendo ganhar jogos (...) na secretaria, tão pouco os triunfos das arenas se devem ganhar nos estúdios ou nas redacções. Quem escolhe este caminho escolhe o mais fácil (e mais dispendioso...). Mas, sem respeito, sem ética, só chegarão a ser Figuras com pé de barro, que parte ou derrete quando menos se espera ou a pressão e as dificuldades aumentam.
- Os Bombeiros de Vagos deram, no passado dia 23, lição de capacidade em Sôsa (Ílhavo), ao assistirem o forcado Tiago Correia (Amadores de Coruche), cuidando-lhe em primeiros socorros a perfuração do pescoço. Na ambulância, podem ter ajudado a salvar uma vida!
- Sónia Matias faz amanhã, no Campo Pequeno, em Lisboa, a sua confirmação de alternativa. Será ‘padrinho’ Joaquim Bastinhas, ela que recebeu a sua alternativa, em Santarém, na Feira do Ribatejo da Temporada de 2000, em Corrida da Rádio Renascença.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt