Caretos de Podence perto da consagração pela UNESCO

Tradição de Podence é a única candidatura apresentada este ano pelo nosso país.

10 de dezembro de 2019 às 08:56
Candidatura dos Caretos foi considerada “exemplar” pela UNESCO Foto: Lusa
Morna deverá integrar nova lista da UNESCO Foto: Tiago Sousa Dias

1/2

Partilhar

A reunião já começou e a decisão final será conhecida até sábado (14): os Caretos de Podence, de Macedo de Cavaleiros, em Bragança, deverão conseguir esta semana a elevação a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, juntando-se assim ao Fado, ao Cante Alentejano e aos Bonecos de Estremoz, que já constam da lista.

As ‘Festas de Inverno Carnaval de Podence’ são, neste ano, a única candidatura selecionada pelo Governo para representar Portugal na 14ª reunião do Comité Internacional da UNESCO, a decorrer em Bogotá, na Colômbia, e o grau de confiança na sua aceitação é grande, já que no mês passado a Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura considerou a candidatura portuguesa "exemplar".

Pub

"A avaliação dos peritos recomenda a inscrição do Carnaval de Podence, dos caretos e de todas as festividades na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade", disse, na altura, o embaixador de Portugal junto da UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

A decisão final será tomada por um comité independente, constituído por representantes de diversos países, e, como tudo o que fica listado como património da Humanidade, com esta distinção os Caretos passarão a ser reconhecidos pela sua importância única para o Mundo e a ser uma prática protegida, com preservação garantida.

Candidatos de todos os pontos do Mundo

Pub

A morna, que deverá também ser integrada na lista, protagonizou um momento embaraçoso: o ministro da Cultura de Cabo Verde anunciou que a canção já era património, quando a decisão só agora vai ser conhecida.

SAIBA MAIS

2008

Pub

Cinco categorias

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar