Carlos Fiolhais doa espólio para constituir biblioteca
Equipamento cultural vai custar 100 mil euros e funcionará na Antiga Estação Elevatória do Parque.
A biblioteca do cientista português Carlos Fiolhais (colunista da revista ‘Domingo’, do CM) – composta por cerca de 40 mil documentos – vai ser doada, pelo próprio, ao Município de Coimbra. A ideia é criar a Biblioteca Carlos Fiolhais (enquanto polo da Biblioteca Munici- pal) na Antiga Estação Elevatória do Parque, espaço das Águas de Coimbra.
O projeto vai ser debatido amanhã em reunião de Câmara e prevê a disponibilização aos cidadãos de obras de literatura nacional e estrangeira, incluindo poesia, arte, banda desenhada, ciência e tecnologia e ensaios, mas também publicações periódicas, nacionais e estrangeiras e suportes áudio e audiovisuais (principalmente música clássica e jazz, filmes de ficção e documentários).
O objetivo é que as obras necessárias para a abertura do equipamento possam estar concluídas até 1 de abril de 2025 e que o espaço seja inaugurado até dia 1 de maio. O investimento estimado é de 100 mil euros (distribuído por 2024 e 2025) e, para a programação, é de 20 mil euros/ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt