Cartas de Van Gogh e Lennon vão a leilão
Cartas raras escritas por Vincent van Gogh, John Lennon e outras personalidades vão ser leiloadas por Internet e telefone a 18 de Dezembro, juntamente com mais de 300 documentos históricos.
Os documentos são propriedade de um coleccionador norte-americano anónimo e o leilão, promovido pela empresa Profiles in History, em Nova Iorque, decorrerá através da Internet e do telefone no dia 18 de Dezembro.
Entre as personalidades cujos documentos vão a leilão estão o primeiro Presidente constitucional dos EUA, George Washington, a lenda do beisebol Lou Gehrig, os cientistas Louis Pasteur, Sigmund Freud, Charles Darwin e Marie Curie, os compositores Giuseppe Verdi, Peter Tchaikovsky e Cole Porter, o rei Henrique II de Inglaterra ou Napoleão.
Um dos artigos mais cobiçados é uma carta assinada pelo pintor van Gogh, escrita em 1890 e dirigida a Joseph e Marie Ginoux, proprietários do Café de la Gare em Arles, França, onde o artista viveu durante uns tempos.
Estima-se que esta carta possa ser vendida por 200 mil a 300 mil dólares (154 mil a 231 mil euros).
Uma carta manuscrita por John Lennon e dirigida a Eric Clapton tem um preço estimado de 20 mil a 30 mil dólares.
A sessão de 18 de Dezembro será apenas uma de uma série de leilões que deverão decorrer ao longo de dois anos, já que a colecção completa contém mais de 3.000 artigos.
A colecção estará em exposição entre 3 e 9 de Dezembro na galeria de arte Douglas Elliman na Madison Avenue, em Nova Iorque.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt