Castelo de Vide recua no tempo e homenageia Garcia D´Orta
Sexta edição do Mercado Medieval arranca na quinta-feira.
A vila histórica de Castelo de Vide vai recuar no tempo, até finais da Idade Média e surgimento do Renascimento, no decorrer da sexta edição do Mercado Medieval, que arranca na quinta-feira, divulgou esta quarta-feira o município.
Ao evocar este ano o fim da Idade Média e o surgimento do Renascimento, o município pretende destacar o relevo que é dado ao físico Garcia D´Orta, judeu nascido na antiga judiaria daquela vila alentejana e que se viria a notabilizar através da sua obra 'Colóquio dos Simples'.
"Este é um evento que marca o final de período de férias, mas que começa a ser cada vez mais importante, pois percebe-se que é um certame que está cada vez mais consolidado", disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Pita.
A decorrer até domingo, o Mercado Medieval tem como objetivo fazer uma "abordagem", de forma "genuína", sobre a identidade daquela vila alentejana.
"Nós temos uma grande preocupação com esta feira, pois procuramos que os conteúdos retratem a história de Castelo de Vide", sublinhou o autarca.
As ruas do centro histórico, os restaurantes e os vários espaços públicos da vila vão ser decorados de modo a "criar um autêntico ambiente" que transporte os visitantes no tempo.
A gastronomia, doçaria, licores, animação de rua, representações teatrais e malabares de fogo, entre outros, vão ser alguns dos atrativos desta edição.
Além de artesãos, o mercado conta com a participação de mais de cem expositores nacionais e estrangeiros.
O autarca mostrou-se, ainda, "bastante satisfeito" com a ocupação registada nos espaços hoteleiros, sublinhando que, "graças a um conjunto de eventos que estão a decorrer em Castelo de Vide, essa taxa está quase esgotada" até domingo.
"Esta feira começa a ser uma referência para quem gosta deste tipo de eventos. Do ponto de vista histórico é uma feira que se afirma pela sua autenticidade nas recriações que se apresentam", referiu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt