Chainho despede-se dos palcos aos 86 anos
Músico começou a sentir dificuldade em tocar alguns temas com a mão direita.
Aos 86 anos, António Chainho, um dos maiores mestres da guitarra portuguesa, vai colocar um ponto final na carreira. O espetáculo de despedida, ‘Lisboa Saudade’, acontece dia 13 de setembro, na Praça do Município, em Lisboa. Em palco estarão, como convidados, os fadis
tas Carminho e António Zambujo, a guitarrista Marta Pereira da Costa, o quarteto de cordas Naked Lunch e os músicos que habitualmente acompanham Chainho, Ciro Bertini (baixo e acordeão) e Tiago Oliveira (viola).
António Chainho despede-se de uma carreira de 60 anos depois de ter começado a notar algumas dificuldades em tocar. Em entrevista à Lusa, disse mesmo que um dos motivos que o levaram a tomar a decisão foi quando notou problemas no dedo indicador da mão direita, “que é base para tocar”.
“Nas coisas que eu aprendi com os grandes guitarristas, nas mais complicadas, aí já sinto uma certa dificuldade”, disse Chainho, comparando os dedos de um guitarrista às pernas dos corredores. “Eu estou a sentir agora os problemas dos quase 90 anos de idade.” Ainda assim, o músico diz que não vai largar a guitarra: “Quem começa a brincar com este instrumento aos 6 anos é impossível largá-lo.”
“Nas coisas que eu aprendi com os grandes guitarristas, nas mais complicadas, aí já sinto uma certa dificuldade”, disse Chainho, comparando os dedos de um guitarrista às pernas dos corredores. “Eu estou a sentir agora os problemas dos quase 90 anos de idade.” Ainda assim, o músico diz que não vai largar a guitarra: “Quem começa a brincar com este instrumento aos 6 anos é impossível largá-lo.”PORMENORES
Dia 4 é apresentada, na Casa do Comum, no Bairro Alto, ‘O Abraço da Guitarra’, escrito por Moema Silva com prefácio de Lídia Jorge.
O fotógrafo, músico e cineasta Tiago Figueiredo está a preparar um documentário sobre
o guitarrista nascido em Santiago do Cacém em 1938.
Na carreira acompanhou Maria Bethânia, Paco de Lucia, John Williams, José Carreras, Pedro Abrunhosa ou Paulo de Carvalho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt