CMR celebra a cultura e a tradição com Gala de Fado no Porto
Coliseu da cidade invicta recebe grandes nomes da canção de Lisboa no próximo dia 29.
Kátia Guerreiro, Alexandra, Hélder Moutinho ou Beatriz Felizardo são alguns dos nomes que integram o cartaz da ‘Gala do Fado CMR’, que no próximo dia 29 toma conta do Coliseu do Porto. A noite, que se quer única e que é exclusivamente dedicada à alma da música portuguesa, reúne um total de 20 artistas.
Para além dos já mencionados, contam-se ainda Diogo Rocha, Rui Vaz, Marla Amastor, António Laranjeira, Sandra Cristina, Lara Afonso, Canto do Rio (grupo de fado formado em 2024 na cidade do Porto), Miguel Amaral, Armindo Fernandes, João Martins, Tiago Rocha e Sérgio Marques. “O objetivo é conciliar os diversos estilos que vão do fado de Coimbra ao fado das novas gerações”, adianta Alberto Rocha, da CMR que destaca algumas homenagens que vão ser feitas. “Teremos um convidado que vai cantar dois temas da Florência, que morreu este ano, outro que vai cantar dois temas da Mísia e ainda vamos evocar o centenário de Carlos Paredes”.
Mas há mais para lá do fado. “Partindo do principio que o fado é a melhor identidade do país, apresentamos também outro números que, não sendo fado representam também a tradição e a cultura portuguesa” diz, referindo-se, em particular, à presença, no evento, dos Caretos de Podence. À semelhança dos anos anteriores (a gala já vai na sua oitava edição), o evento irá ainda atribuir três prémios: o Prémio Carreira a Maria Amélia Proença (a fadista completou 87 anos em Outubro); o Prémio Joel Pina ao poeta José Luís Gordo e o Prémio Revelação a Maura Aires.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt