CMTV vai editar livros com a Guerra e Paz

Primeiro volume chega amanhã às livrarias e recolhe piropos nacionais, alguns galantes, outros brejeiros.

28 de janeiro de 2019 às 01:30
Editor Manuel S. Fonseca explica que esta coleção quer tocar em “coisas que sejam portuguesas” Foto: Miguel Baltazar
Primeiro volume da coleção Livros CMTV: ‘O Piropo Nacional' Foto: Direitos Reservados
Em 2018, a CMTV registou um share médio de 3,6%, acima da SIC Notícias (1,9%), da TVI24 (1,8%) e da RTP 3 (0,8%) Foto: Tiago Sousa Dias

1/3

Partilhar

Chega amanhã às livrarias o livro ‘O Piropo Nacional’, que assinala a primeira colaboração entre o Grupo Cofina, detentor do Correio da Manhã e da CMTV, e a Guerra e Paz Editores, de Manuel S. Fonseca. Ao CM, o editor explica que os Livros CMTV nasceram "muito rapidamente".

"A ideia é recente, foi de inspiração súbita e de concretização rápida, o que, julgo eu, tem a ver com as características de ambas as partes: a Guerra e Paz é uma editora dinâmica e a Cofina um grupo habituado a responder muito depressa a novos desafios", diz Manuel S. Fonseca, admitindo que o primeiro volume da coleção – que recolhe piropos nacionais, "dos mais galantes aos mais brejeiros" – tem o seu quê de "politicamente incorreto".

Pub

"É um livro ligeiro e bem-disposto", argumenta, explicando que o lema desta coleção é "tocar em coisas que sejam portuguesas, que tenham a ver com os nossos hábitos e costumes, com a nossa história, os nossos prazeres". Para já, os dez primeiros volumes estão programados e querem chegar às lojas como uma lufada de ar fresco.

"As livrarias portuguesas, como as europeias, estão a precisar de renovação, de alguém que consiga atrair novos públicos para a leitura. É isso que vamos tentar fazer", conclui Manuel S. Fonseca.

Pub

As obras vão ter periodicidade mensal, e o segundo e terceiro volumes são conhecidos: ‘Declarações de Guerra’, sobre a experiência colonial; e ‘Livro das Pragas, Agouros, Rezas, Superstições e Outros Esconjuros’.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar