Comédia ‘Borat’ mais perto de conquistar um Óscar
Sacha Baron Cohen e Emerald Fennell distinguidos pelo sindicato dos argumentistas.
Borat: O Filme Seguinte’ e ‘Uma Miúda com Potencial’ foram os grandes vencedores dos prémios anuais do Screenwriters Guild Awards (WGA), o sindicato dos argumentistas norte-americanos. A vitória foi anunciada no domingo à noite, através de uma cerimónia virtual devido à pandemia da Covid-19.
A comédia surreal assinada e protagonizada por Sacha Baron Cohen - que serve de sequela a ‘Borat: Aprender Cultura da América para Fazer Benefício Glorioso à Nação do Cazaquistão’ (2006) - ganhou o galardão para melhor argumento adaptado, derrotando ‘Ma Rainey: A Mãe do Blues’, ‘Notícias do Mundo’, ‘Uma Noite em Miami’ e ‘O Tigre Branco’.
‘Borat: O Filme Seguinte’, uma das películas mais polémicas do ano - e certamente a mais incómoda para a antiga liderança norte-americana de Donald Trump - fica assim mais perto de arrematar o Óscar na mesma categoria. Emerald Fennell, de 35 anos, venceu o prémio da WGA para melhor argumento original, por ‘Uma Miúda com Potencial’, que escreveu e realizou, batendo ‘Judas and the Black Messiah’, ‘Palm Springs’, ‘Sound of Metal’ e ‘Os 7 de Chicago’. A britânica está igualmente nomeada para os Óscares, cujos vencedores serão conhecidos dia 26 de abril.
Pormenores
Rudy Giuliani, advogado de Donald Trump, foi apanhado numa cena comprometedora forjada por uma atriz em ‘Borat: O Filme Seguinte’. O incidente levou-o a tentar prender a equipa de Sacha Baron Cohen.
Duas nomeações
A comédia ‘Borat: O Filme Seguinte’ conta com duas indicações aos Óscares, nas categorias de melhor argumento adaptado e melhor atriz secundária (Maria Bakalova). Já tinha vencido dois Globos de Ouro.
‘Uma Miúda com Potencial’ soma cinco nomeações aos Óscares, entre elas nas categorias de melhor filme, atriz (Carey Mulligan) e realização. Não ganhou nenhum Globo de Ouro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt