Coro na Capela Sistina
Papa permite gravar disco num dos espaços mais visitados.
Pela primeira vez na história, foi possível gravar um disco no interior da Capela Sistina, um dos locais mais sagrados e protegidos do Vaticano.
O papa Francisco deu uma autorização especial para que fosse montado um estúdio de gravação naquele espaço, de forma a registar as vozes do seu coro, constituído por 20 adultos e 30 crianças, todos do sexo masculino, dirigido por Massimo Palombella. O resultado foi ‘Cantate Domino’, um álbum que inclui temas de compositores renascentistas como Pierluigi da Palestrina, Orlando di Lasso e Tomás Luis de Victoria.
O disco conta ainda com cantos gregorianos e a primeira gravação da versão original de ‘Miserere’, de Gregorio Allegri, uma das composições mais belas e misteriosas feitas para o Vaticano. O papa será o primeiro a receber uma cópia de ‘Cantate Domino’, que será lançado a 25 de setembro.
Situada no coração do Vaticano, no Palácio Papal, a Capela Sistina é o local onde o conclave elege o novo papa. Considerada um dos espaços mais sagrados do mundo cristão, atrai mais de 4 milhões de visitantes por ano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão em Jerusalém, e pelos frescos da autoria de alguns dos maiores artistas do Renascimento, como Michelangelo, Rafael, Bernini e Botticelli, que recriam episódios do Velho e Novo Testamento. Uma das obras mais célebres é ‘A Criação de Adão’, representada no centro do tecto da capela.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt