David Fonseca leva Coliseu ao rubro
O cantor David Fonseca actuou esta sexta-feira à noite no Coliseu de Lisboa, num espectáculo que surpreendeu pela sua originialidade.
Para quem pensava que os tempos áureos ainda tinham ficado nos ora extintos Silence 4, o músico de Leiria conseguiu provar que consegue dominar e esgotar uma plateia de milhares de pessoas.
“Há dois anos que não estava aqui. Devo-vos dizer que é uma das coisas mais inacreditáveis, estar aqui hoje”, afirmou o cantor, deixando bem expressa a sua preferência pelos Coliseus, comparativamente às outras salas. Uma sala com uma plateia em pé é o conceito de concerto ideal para o músico.
Houve de tudo um pouco no espectáculo que consagrou o cantor como o expoente máximo da flexibilidade em palco.
A sua versatilidade ficou clara ao conseguir recriar um ambiente alusivo à cidade de Londres, com uma das características cabines telefónicas vermelhas daquela cidade, em palco, associado ao psicadelismo dos neons vermelhos, azuis, amarelos e laranja presentes em cena, a par de rock, heavy metal e música electrónica.
E se David Fonseca já tinha prometido numa entrevista ao CM, que o espectáculo teria muitas surpresas, de facto, comprovou-se esta noite ser um homem de palavra.
Momentos de êxtase, nostalgia e suspense estiveram presentes ao longo de todo o concerto, cuja abertura se deu com ‘I want to break free’ dos Queen.
Os singles ‘Kiss me’ e ‘Surperstars’ marcaram presença numa noite que ficou marcada por diversos ‘mashups’, como foi o caso de mistura das canções ‘Time after time’ de Cindy Lauper com ‘Someone that cannot love’, um original do cantor.
Um exemplo de nostalgia e suspense verificou-se quando o músico começou a fazer referências ao ano de 1998, o ano em que foi lançado o álbum ‘Silence Becomes It’ dos Silence 4. Com as guitarras a tocarem os primeiros acordes de ‘Borrow’, todos acreditavam, que se iria seguir o tema que levou, há dez anos, a extinta banda para a ribalta. No entanto, eis que se dá um ‘twist’ e ouve-se ‘Fire water burn’ dos Bloodhound Gang’ num mashup com ‘Stop 4 a minute’.
Surpresa das surpresas quando é anunciada a entrada em palco de uma convidada especial: Rita Redshoes. Juntos, interpretaram o tema que gravaram, ‘Hold still’.
Mas a presença de Cindy Lauper não se ficou por ‘Time after time’. ‘Girls just wanna have fun’ também foi interpretada, com ‘The 80’s’ à mistura. ‘It’s just a dream’ foi a ultima música que se ouvir antes do primeiro encore.
Com a ajuda de vários monitores que transmitiam imagens suas, cada uma a tocar um instrumento diferente, o vocalista conseguiu interpretar um tema multiplicado por seis 'Davides Fonseca'.
Este encore terminou com ‘Morning tide’, tendo dado início a um segundo, no qual o artista provou ser um ‘camaleão’, ao vestir-se de pugilista. Com heavy metal como banda sonora, acabou por fazer uma transição para música electrónica, tendo conseguido transformar o Coliseu de Lisboa numa pista de dança e levando todos os espectadores ao êxtase.
Quem tiver curiosidade poderá vê-lo no próximo dia 16 de Abril no Coliseu do Porto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt