Desejo mata amantes

Encenador coloca a ação numa discoteca imaginária de Lisboa.

15 de novembro de 2015 às 20:28
15-11-2015_05_55_44 43 teatro.jpg Foto: Pedro Catarino
Partilhar

Estamos em 2015 e Romeu e Julieta ainda se amam com a loucura idealizada por William Shakespeare no século XVI. Mas hoje "os dias são mais rápidos, os amores mais carnais, as paixões mais voláteis". Por isso, Daniel Gorjão pegou no clássico da dramaturgia mundial e transformou-o num show de furor sexual, com personagens a dançar freneticamente numa discoteca imaginária e a demonstrar o desejo pelo outro em litros de suor.

‘Desta Carne Lassa do Mundo’, que estreia esta segunda-feira no picadeiro do Museu de História Natural, em Lisboa, "recebeu 25 mil euros da Direção-Geral das Artes, mas custou mais do dobro" a produzir. Corresponde à vontade do encenador de pegar em peças de teatro que o público conhece para lhes dar um figurino atual e desafiante.Neste caso, a componente física é fundamental, e é sempre difícil dizer, nos espetáculos de Daniel Gorjão, onde termina a dança e começa o teatro. Mas também há vídeo. A antiga namorada de Romeu aparece dessa forma, para aprofundar o conflito entre os amantes.

Pub

Usando o texto original (tradução de Filomena Vasconcelos), o encenador cortou personagens e reduziu ação, mas o fundamental está lá. A vontade de aproximação de dois seres que tudo parece separar. E a morte, que chegará para colocar um fim em tudo. Depois da capital, ‘Desta Carne...’ vai em digressão. A passagem por Alcanena já está assegurada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar