Dos nomeados ao material das estatuetas douradas: Todos os detalhes sobre a cerimónia dos Óscares 2025

Cerimónia decorre na noite de 2 de março.

05 de fevereiro de 2025 às 14:51
Óscares Foto: Shannon/Reuters
Partilhar

A noite mais esperada do ano para os fãs da sétima arte está a chegar. Dos nomeados ao apresentador, passando pela origem dos prémios, deixamos-lhe aqui tudo para estar preparado para a 97.ª edição dos Óscares, que acontece a 2 de março.

Quando se realiza a 97ª cerimónia dos Óscares?

A 97ª cerimónia de entrega dos Óscares acontece no próximo dia 2 de março, em Los Angeles, EUA. Terá início pelas 16h locais, meia-noite do dia 3 de março em Portugal Continental. 

Onde se realiza a cerimónia?

A cerimónia dos Óscares vai realizar-se, pelo 24.º ano consecutivo, no Dolby Theatre em Hollywood, em Los Angeles. Em Portugal, a cerimónia vai ser transmitida em direto pela RTP 1.

Quem vai apresentar os Óscares de 2025?

Conan O'Brien, humorista e apresentador de televisão, assume, pela primeira vez, o comando da noite mais glamorosa do ano. A notícia foi confirmada a 15 de novembro de 2024, através de um vídeo divulgado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Conan O'Brien, conhecido por ter apresentado o talkshow 'Late Night with Conan O’Brien', entre 1993 e 2009, e 'Conan', de 2010 a 2021, vai substituir o humorista Jimmy Kimmel, que apresentou a cerimónia no ano passado. “A América exigiu-o e agora está a acontecer: o novo Cheesy Chalupa Supreme do Taco Bell. Por outras palavras, vou ser o anfitrião dos Óscares”, confirmou, na altura, o apresentador.Conan O'Brien é, desde 2018, anfitrião do podcast 'Conan O’Brien needs a friend'.

Pub

Quem está nomeado?

Este ano, o anúncio dos nomeados foi adiado duas vezes devido aos grandes incêndios florestais que devastaram Los Angeles. A liderar a corrida às estatuetas douradas está o drama musical ‘Emilia Pérez’, nomeado em 13 das 23 categorias dos Óscares. Seguem-se 'Wicked' e o 'Brutalista', com dez nomeações cada.  Entre os Óscares que 'Emilia Pérez' pode arrecadar está o de Melhor Atriz, em que, pela primeira vez, está nomeada uma mulher transexual, a espanhola Karla Sofía Gascón. Mas o discurso de Melhor Atriz também pode vir a ser feito em português. Fernanda Torres está nomeada com a ativista política que protagonizou no drama 'Ainda Estou Aqui'. A brasileira repete a história que a mãe, Fernanda Montenegro, escreveu há 25 anos, ao ser nomeada com ‘Central do Brasil’. Curiosamente, Fernanda Montenegro também participa no filme que poderá valer o Óscar à filha.  Confira aqui a lista completa dos nomeados.  

Consulte aqui a lista completa das nomeações

Que categorias existem?

As 23 categorias dos Óscares são: Melhor Filme; Melhor Realização; Melhor Atriz; Melhor Ator; Melhor Ator Secundário; Melhor Atriz Secundária; Melhor Argumento Original; Melhor Argumento Adaptado; Melhor Filme Internacional; Melhor Documentário; Melhor Curta-Metragem Documental; Melhor Filme de Animação; Melhor Curta-Metragem de Animação; Melhor Curta-Metragem de Ficção; Melhor Banda Sonora Original; Melhor Canção Original; Melhor Montagem; Melhor Som; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Fotografia; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Cabelo e Maquilhagem; Melhor Design de Produção.

Recorde aqui o anúncio das nomeações para os Óscares de 2025

De que material são feitas as estatuetas douradas?

As estatuetas dos Óscares são, atualmente, de bronze sólido e banhadas a ouro de 24 quilates, segundo o site da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Mas nem sempre foi assim. Durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de materiais, as estatuetas foram feitas, durante três anos, de gesso pintado. Terminada a guerra, as figuras passaram a ser de metal banhado a ouro. A base da estatueta é de metal preto. O Óscar tem 34,3 centímetros de altura e pesa 3,9 quilogramas.

Como surgiram os Óscares?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi criada em 1927. Pouco tempo depois, a Academia organizou um jantar para definir objetivos, no Crystal Ballroom do Biltmore Hotel, no centro de Los Angeles, EUA. Entre os vários temas discutidos ao longo da noite, um deles dizia respeito à melhor forma de homenagear e incentivar a "excelência em todas as facetas da produção cinematográfica", segundo a própria Academia. O grupo concordou na criação de um prémio anual, representado através de troféu. O diretor artístico da 'Metro-Goldwyn-Mayer' na altura, Cedric Gibbons, idealizou uma estatueta de um cavaleiro de pé em cima de uma película, segurando a espada de um cruzado. Para passar à prática, a academia escolheu o escultor George Stanley, que se encarregou de criar a estatueta. Até ao momento, já foram entregues mais de três mil estatuetas douradas. 

Porque é que este prémio se chama Óscar?

Popularmente conhecido por Óscar, o nome oficial da estatueta é 'Academy Award of Merit' - Prémio de Mérito da Academia. A origem do nome 'Óscar', pelo qual ficou conhecido, não é clara, mas uma das histórias popularmente contadas é de que terá sido inspirado pelo comentário de uma bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, que revelou que o objeto lhe fazia lembrar o seu tio, Óscar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar