ELA É A JULIE ANDREWS PORTUGUESA
Desconhecida entre nós, a portuguesa Sandra Pires quase chegou a estrela na Austrália e hoje é uma das mais conhecidas artistas na Áustria. O CM apanhou-a em Lisboa, onde veio passar uns dias – com passagem por Leiria – para matar saudades do País “que tem a mais bela luz do Mundo”, “os rissóis de camarão, os pastéis de nata e os bitoques”.
Hoje, parte de regresso à Áustria onde, a partir de Fevereiro, vai incarnar ‘Maria Von Trapp’ (que Julie Andrews interpretou no cinema) no espectáculo ‘Música no Coração’, na Ópera de Viena.
Sandra Pires, a quem o nascimento da filha, Lea, há dois anos – e com quem fala sempre em português -, aproximou ainda mais das suas raízes, tem um percurso artístico curioso: começou a cantar na escola na Nazaré e, actualmente, é uma das mais queridas artistas da Áustria. Pelo meio, rodou nos Estados Unidos o filme ‘She, Me and Her’, inédito em Portugal.
“Sempre cantei para entreter a família, os colegas e os amigos”, começou por explicar ao CM. Ainda adolescente – quando sonhava ser professora de línguas – mudou-se para Adelaide, na Austrália, onde continuou a cantar regularmente, primeiro na escola, acompanhada por um colega pianista, e depois como profissional.
E a sua vida mudou radicalmente quando ganhou um concurso nacional televisivo interpretando ‘The Greatest Love of All’. Saltou para o estrelato, mas não chegou a assinar contrato com a multinacional Sony Music. É que, entretanto, de visita à avó em Leiria, é-lhe sugerida uma ida a Viena.
Turista acidental, sobe uma noite ao palco de um clube nocturno para cantar blues e pedem-lhe para ficar. Assina contrato, troca a Austrália pela Áustria onde acaba por fixar-se e constituir família (ver caixa). “Acredito no destino”, afirma. “As coisas acontecem por uma razão e, depois, cabe-nos aceitá-las ou não. Na Áustria, sinto-me bem e protegida”.
Ainda grávida, edita o CD ‘Songs for Lea’, em que interpreta uma canção de embalar em português, e a seguir roda, nos Estados Unidos, a comédia musical, ‘She, Me and Her’, em que incarna duas gémeas cantoras. O desempenho trouxe-lhe outros papeéis com destaque para o de ‘Maria Von Trapp’.
Possuidora de bela amplitude vocal, Sandra está já a estudar, com a editora, o lançamento de um disco só com músicas de filmes e de um outro com canções em português. “Finalmente deixei de pensar em Portugal como apenas um destino familiar, de prazer e necessidade afectiva. Quero vir cá fazer concertos”.
FILHA DE PORTUGUÊS E TIMORENSE
Filha de um militar português e de mãe timorense, Sandra Pires nasceu há 35 anos em Dili e continua a usar o passaporte luso. Tinha 16 meses quando veio para Portugal “para fazer companhia à avó” e, até aos 13 anos, passou os Invernos na Nazaré (onde a avó era professora) e os verões em Leiria, onde ainda hoje tem casa.
Com a guerra, os pais fugiram para a Austrália onde, na companhia da irmã, cantora, começou a ter lições de canto.
O sucesso surgiu-lhe, por acaso, na Áustria onde vive com o marido – um técnico de som com quem se casou há 12 anos – e com a filha, Lea, que “estão acima de tudo” na sua vida. Naquele país, construiu uma carreira de actriz de sucesso e cantora de êxitos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt