Estátua gera polémica
Uma estátua que exibe o ex-primeiro-ministro Winston Churchill em camisa de forças está a gerar acesa polémica em Inglaterra, tendo sido mesmo considerada um insulto “ao maior herói de guerra britânico”.
A escultura em causa – feita em fibra de vidro e bronze e orçada no equivalente a 8700 euros – foi encomendada pela Rethink, instituição dedicada a doentes mentais, e está exposta no centro de Norwich até ao final deste mês, mostrando o estadista de pé, envergando uma camisa de forças.
As reacções não se fizeram esperar e chegaram mesmo ao Parlamento onde é deputado trabalhista Nicholas Soames, neto de Churchill. “Uma instituição que me parece de grande valor perdeu completamente o rumo e fez uma coisa ofensiva e estúpida, transformando uma campanha sensível numa anedota”, declarou ao jornal ‘Daily Express’, onde o assunto teve honras de manchete.
Defendendo a escultura, a Rethink já explicou que a ideia é evidenciar o estigma associado às doenças mentais. Churchill sofria de depressão, que apelidava de o seu “cão negro”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt