Fado renovado
Se há sector musical que, entre nós, tenha sabido apresentar uma poderosa e consistente renovação de quadros, esse segmento é o Fado.
Olhando para a Discografia anexa, percebe-se, pelas datas e pela circunstância de serem focados apenas álbuns de estreia, como não há intervalos na descoberta de talentos, processo muito mais interessante do que quaisquer hegemonias.
A esta lista – incompleta – junta-se o nome de Ana Laíns que, mesmo em tempo de apresentação em nome próprio, já é uma veterana. Ganhou, por exemplo, a Grande Noite do Fado de 1999. Agora, doa a sua voz a ‘Sentidos’, um disco exemplar em que guitarras e violas não hesitam em cruzar-se com pianos, violoncelos e até percussões, onde poetas celebrados (Ramos Rosa, Florbela Espanca, Tiago Torres da Silva) se juntam a gente do Fado (Jorge Fernando, Hélder Moutinho) e garantem uma fantástica base de trabalho à fadista (mas mais do que isso, que há aqui canção pelo meio), de voz vibrante e interpretações superlativas.
Atenção ao nome de Diogo Clemente, director musical e arranjador – ele é outro dos trunfos de um arranque imperdível.
- Aldina Duarte, ‘Apenas O Amor’ (2004)
- Ana Moura, ‘Guarda-se A Vida Na Mão’ (2003)
- Joana Amendoeira, ‘Olhos Garotos’ (1998)
- Kátia Guerreiro, ‘Fado Maior’ (2001)
- Mafalda Arnauth, ‘Mafalda Arnauth’ (1999)
- Mariza, “Fado Em Mim’ (2001)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt