Fado conquista Mundo
Canção portuguesa é notícia em 101 países.
A palavra fado foi referida 30 986 vezes nos meios de comunicação online de todo o Mundo, incluindo Portugal, sendo que perto de metade das referências foi feita numa centena de países diferentes entre 13 de abril de 2014 e a última segunda-feira.
Os dados constam de um estudo levado a cabo pela consultora Cision, que considera que os números "demonstram que o fado há muito deixou de ser um visitante passageiro de outros pontos do globo, passando a fazer parte dos gostos e consumos musicais de diferentes culturas".
Os Estados Unidos foram o país onde a canção portuguesa Património da Humanidade foi referida mais vezes, perto de quatro mil. Seguiram-se Espanha (1879), Alemanha (1500) e Brasil (1087). Mas o estilo musical chega a paragens mais longínquas, como o Togo, Haiti, Camboja e Sri Lanka.
Amália Rodrigues continua a ser uma figura incontornável do fado. Quinze anos após a sua morte, o nome da fadista surge escrito 3175 vezes nos media online. Carlos do Carmo foi o segundo na lista, com 2057 referências, num ano em que o fadista foi distinguido com o Grammy Lifetime Achievement Award, em Las Vegas.
Na nova geração, Mariza foi o nome que mais vezes apareceu na imprensa online, com 3095 referências. Seguiram-se Ana Moura e Carminho, que apareceram, respetivamente, 2189 e 1966 vezes nos meios de comunicação na internet.
Camané foi outro dos nomes que surgiram publicados, com 1859 citações. Gisela João registou 1359 referências e António Zambujo 1170. Já Cuca Roseta teve 971 menções.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt