Fernando Botero volta a Lisboa com 60 obras novas

Uma exposição com cerca de 60 obras recentes do artista plástico colombiano Fernando Botero vai ser inaugurada na próxima quarta-feira, em Lisboa, no âmbito da visita do Presidente da Colômbia a Portugal. A exposição, intitulada 'Viacrucis - A Paixão de Cristo', ficará instalada na Galeria de Pintura D. Luís I, do Palácio da Ajuda.

11 de novembro de 2012 às 18:01
Cultura, Artes Plásticas, Fernando Botero, Paixão de Cristo, 'Viacrucis - A Paixão de Cristo' Foto: EPA
Partilhar

A mostra de Botero está inserida no programa da visita de Estado a Portugal do Presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, e resulta de uma iniciativa que reúne o Governo português - através da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), da Direcção Geral do Património Cultural - do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, da Embaixada da Colômbia e do Museu de Antioquia.

A mostra reúne a última série de trabalhos do artista plástico e é composta por 27 telas e 34 obras sobre papel dedicadas ao drama da paixão e morte de Jesus Cristo. É considerada uma mudança nas temáticas habituais do autor.

Pub

Nascido na Colômbia, em 1932, Fernando Botero, que figura entre os mais destacados artistas contemporâneos a nível internacional, apresentará, pela segunda vez, em Lisboa, uma grande exposição da sua obra, e a primeira em telas e desenhos sobre papel.

A anterior, com esculturas, esteve patente na Praça do Comércio, em 1997, e intitulava-se 'Escultura Monumental', representado figuras humanas e de animais de grandes dimensões.

No Jardim Amália Rodrigues, em Lisboa, está instalada a obra 'Maternidade' (1989), assinada por Botero.

Pub

Portugal será o primeiro país a receber a exposição, que irá em seguida para a Alemanha e Espanha, e posteriormente ainda para o Líbano e o México.

Esta iniciativa surge na sequência do convite feito a Portugal para país tema da próxima edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, capital da Colômbia.

A exposição, que esteve em Nova Iorque e em Medellin, na Colômbia, ficará no Palácio da Ajuda entre 14 de novembro e 27 de janeiro de 2013.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar