Festas de Lisboa regressam a 14 de Maio

Sob os tons de vermelho e verde, como forma de homenagear o Centenário da República, as Festas de Lisboa avançam dia 14 de Maio. O programa foi apresentado esta terça-feira no Cinema São Jorge, em Lisboa.<br/><br/>

04 de maio de 2010 às 17:41
Festas de Lisboa regressam a 14 de Maio Foto: Natália Ferraz
Partilhar

A festa promete dois meses de muita animação, terminando a 15 de Julho com um concerto de encerramento intitulado 'A República é uma mulher', um espectáculo que reúne três grandes exemplos femininos que exprimem a lusofonia portuguesa - Carminho, Lura e Mart'Nália - tendo também a participação de Carlos do Carmo.

"A oferta cultural é este ano mais diversificada e apelativa. Estas festas são um grande evento mobilizador que tem evoluído, tal como a cidade, ao longo dos últimos anos", afirmou Catarina Vaz Pinto, vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, durante a apresentação do evento.

Pub

Sete artistas portugueses ficaram encarregues de toda a imagem das festas. Sob o tema de República ilustraram leques de distribuição, bandeiras que recriam o ambiente de festa da cidade e as sardinhas de guerrilha, ilustrações que fazem parte do merchandising criado para o efeito.

As novidades deste ano são a criação de um espaço Lounge, no Cinema São Jorge, aberto ao convívio e à partilha de informação, o projecto 'Vozes de fazer parar o trânsito' que promete animar vários espaços da cidade e que, segundo Miguel Honrado,  presidente do Conselho de Administração da EGEAC, pretende fazer jus ao nome.

Além destes, muitas outras propostas de animação foram apresentados, nomeadamente o Festival da Máscara Ibérica, a Mostra de Casas Regionais,  a Festa do Fado que incluem algumas originalidades.

Pub

Diana Piedade, finalista da última edição do programa 'Ídolos', actua a 22 de Maio no Cinema São Jorge. Um espectáculo onde poderá reviver alguns êxitos do rock, blues, soul e funk.

Os tradicionais Casamentos de Santo António têm lugar 12 de Junho, tal como as Marchas populares, no qual, o tema dominante é a 'República'.

"O orçamento destas festas manteve-se semelhante ao ano transacto mas o objectivo é conseguir potenciar mais a oferta e a programação deste evento", confidenciou Miguel Honrado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar