Festival cabo-verdiano chega a Águeda
É a primeira internacionalização do evento, que neste ano faz 14 anos em Cabo Verde. Edição portuguesa acontece neste fim de semana e traz-nos Elida Almeida e Kenny Garrett.
“Quatro concertos incríveis”, com “fusão de melodias e temas de várias origens” é a proposta do Kriol Jazz Festival, evento que é já uma tradição em Cabo Verde (onde completa este ano 14 edições), mas que chega neste mês - dias 29 e 30 (sábado e domingo) - a Águeda, para a edição de estreia em Portugal.
É a primeira internacionalização desta festa e, mesmo sem arriscar números, o autarca Edson Santos espera ter as salas sempre cheias. “Com o cartaz diversificado que temos - incluindo Elida Almeida, Sixun, Mario Canonge e Kenny Garrett - sabemos que vamos atrair turistas de diversas partes do Mundo e contribuir para a promoção do jazz e para a formação de públicos entre nós”, fez notar, ao Correio da Manhã, o vice-presidente e também vereador da Cultura da Câmara Municipal de Águeda. “Este festival afirma o nosso compromisso com a promoção da beleza da cultura e da música de inspiração crioula”, rematou, lembrando a forte ligação que existe entre Portugal e Cabo Verde “na história, na língua e nas tradições”.
Com concertos marcados para o Auditório do Centro de Artes de Águeda, neste sábado e domingo, o Kriol Jazz Festival tem um orçamento que ronda os 46 mil euros, sendo que a autarquia conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e com um patrocínio privado de valor não especificado.
Quanto ao retorno para a cidade, Edson Santos está muito otimista. “Acreditamos que o retorno cultural e social será impactante, tanto na comunidade como na visibilidade e reconhecimento dos artistas e do género musical”, sublinha o responsável.
Os bilhetes para os concertos custam 5 euros, o passe geral para o festival custa 15.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt