George Clooney reina em Veneza
'The Ides of March’, sobre a corrida de um governador democrata à presidência dos EUA, dá hoje início à competição oficial em Veneza. George Clooney realizou e divide o protagonismo com Ryan Gossling, voltando a mostrar-se o ‘príncipe’ de um festival cuja nota dominante é a quantidade (e, espera-se, qualidade) de filmes americanos que prometem superar o fascínio e glamour de Cannes.
Até 10 de Setembro uma legião de vedetas de Hollywood vai desembarcar na ilha do Lido e o júri, presidido por Darren Aronofsky (vencedor do Leão de Ouro com ‘O Wrestler’ e que em 2010 aqui mostrou ‘O Cisne Negro’) e com André Téchiné, David Byrne e Todd Haynes, avaliará os 23 filmes em competição, todos em estreia mundial.
Difícil mesmo é eleger favoritos para o Leão de Ouro, tal a carga de génios do cinema, acompanhados pelos melhores actores. Roman Polanski apresenta ‘Carnage’, com Jodie Foster e Kate Winslet, enquanto David Cronenberg revela ‘A Dangerous Method’, interpretado por Keira Knightley e Viggo Mortensen. Espera-se também o melhor do britânico Steve McQueen, que apresenta ‘Shame’, com Michael Fassbender e Carey Mulligan, e até o regressado veterano norte-americano William Friedkin, a apresentar o explosivo ‘Killer Joe’, com Matthew McConaughey.
A atenção estará ainda voltada para ‘Alpis’, do grego Yorgos Lanthimos; ‘Faust’, de Alexander Sokurov, além da tradicional presença italiana (com quatro filmes) e oriental.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt