História de amor dá filme português candidato a nomeação para os Óscares
‘A Metamorfose dos Pássaros’ é a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos.
O filme ‘A Metamorfose dos Pássaros’, a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, é o candidato de Portugal a uma nomeação para a próxima edição dos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional. A revelação foi feita pela Academia Portuguesa de Cinema. O filme sucede assim a ‘Vitalina Varela’, que esteve na corrida às nomeações no ano passado.
‘A Metamorfose dos Pássaros’ parte das memórias de infância e juventude de vários membros da família da realizadora, sendo preenchido por alguns espaços narrativos com ficção e um imaginário estético que conjuga pintura, fotografia, composições encenadas, cheias de simbolismos. “Um misto entre documentário e ficção, o filme aborda a história de amor dos avós e a morte da avó paterna de Catarina Vasconcelos, que nunca conheceu”, informa a Academia Portuguesa de Cinema.
Produzido por Pedro Duarte e Joana Gusmão, o filme de Catarina Vasconcelos, foi o mais votado entre seis obras pré-selecionadas, das quais faziam ainda parte ‘Nunca Nada Aconteceu’, de Gonçalo Galvão Teles, ‘O Som que Desce da Terra’, de Sérgio Graciano, ‘Sombra’, de Bruno Gascon, ‘Terra Nova’, de Artur Ribeiro, e ‘O Último Banho’, de David Bonneville.
PORMENORES
Mais de 5 mil espectadores
‘A Metamorfose dos Pássaros’ teve a estreia mundial em fevereiro de 2020 no Festival de Cinema de Berlim. Estreou-se em Portugal a 7 de outubro e já teve 5542 espectadores.
Este ano, o Óscar de Melhor Filme Internacional foi para ‘Mais uma Rodada’, de Thomas Vinterberg (Dinamarca).
Óscares em março
A 94ª edição dos Óscares acontece a 27 de março de 2022, em Los Angeles. Os nomeados serão conhecidos em definitivo a 8 de fevereiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt