Iolanda leva ‘Grito’ à Eurovisão na Suécia
Cantora da Figueira da Foz, já apontada como uma das favoritas, venceu o concurso da RTP 1 com 22 pontos.
Tem 29 anos, é natural da Figueira da Foz e na noite de sábado venceu o Festival da Canção 2024 com o tema ‘Grito’, que vai representar Portugal na Eurovisão, em maio, na Suécia. Iolanda, que participou nesta edição do concurso da RTP 1 através de convite, venceu com 22 pontos, depois de o júri lhe ter atribuído a pontuação máxima de 12 pontos e recebeu o galardão das mãos de Mimicat, a vencedora da edição do ano passado. Um momento feliz para uma artista que está farta de tentar a sua sorte.
Aos 14 anos participou na 1.ª edição de ‘Uma Canção para Ti’, da TVI; aos 17 foi à 5.ª edição de ‘Ídolos’, na SIC; e em 2014 não passou das Provas Cegas do ‘The Voice Portugal’, na RTP 1. Mas há dois anos estreou-se no Festival da Canção como coautora e cocompositora do tema ‘Mar No Fim’, interpretado por Blacci, e este ano acertou no jackpot.
Para quem já “serviu copos em bares” e “trabalhou em restaurantes”, a participação no Festival parecia “o passo natural” após o lançamento do primeiro EP, ‘Cura’, que aconteceu no ano passado.
A própria cantora define o tema vencedor do Festival como “uma canção épica, um grito para ser ouvido, uma cantiga pessoal” com a qual todos se poderão identificar. Coescrita por Luar, foi das mais ouvidas nas plataformas de streaming e antes desta vitória estava já apontada como uma das favoritas a vencer o concurso.
“A canção fala sobre mim, sobre a minha necessidade de ser ouvida e é um apelo a que se tenha força, confiança para perseguir os objetivos – daí achar que é transversal”, afirmou Iolanda em entrevista. Em maio, vai a Malmö, gritar em nome de Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt