Já só falta o Óscar...
Hilary Swank (‘Million Dollar Baby’) e Jamie oxx (‘Ray’) foram ontem eleitos os melhores do ano pelo Sindicato Norte-Americano de Actores (SAG), que galardoou ainda o elenco de ‘Sideways’.
A escassos 20 dias da entrega dos Óscares, os prémios do SAG são o derradeiro teste para os profissionais da arte do ‘faz de conta’ – constituem o grupo com maior número de votantes da Academia de Hollywood.
Swank, no filme realizado por Clint Eastwood cujo final surpreendente tem sido mantido em segredo, e Foxx, na película de Taylor Hackford que retrata o cantor soul Ray Charles, repetiram, assim, o triunfo nos Globos de Ouro atribuídos em Janeiro.
No capítulo dos secundários, a escolha recaiu sobre a australiana Cate Blanchett, por ‘O Aviador’, de Martin Scorsese, e no veterano Morgan Freeman igualmente por ‘Million Dollar Baby’.
Sem surpresa, o SAG distinguiu o elenco de ‘Sideways’, a realização de Alexander Payne que narra as aventuras vividas por dois jovens numa viagem pelas zonas vinícolas da Califórnia. Um filme que, na opinião da crítica, ofereceu a actores quase desconhecidos oportunidades únicas de reconhecimento.
TELEVISÃO
Na televisão, o SAG deu o título de melhor actor em minissérie e /ou telefilme ao australiano Geoffrey Rush que interpreta o falecido Peter Sellers em ‘The Life and Death of Peter Sellers’, enquanto Glenn Close recebeu o equivalente feminino por ‘The Lion in Winter’.
Nas séries, ‘Desperate Housewifes’ ganhou na categoria de comédia e deu a Teri Hacther o prémio de melhor actriz. No drama, venceram ‘CSI: Crime Sob Investigação’ e Jennifer Garner por ‘A Vingadora’, ambas em exibição na SIC.
Emocionante foi a subida ao palco do Auditório Shrine de Elaine Orbach para receber, em nome do marido, Jerry Orbach, o galardão de actor dramático pelo trabalho desenvolvido na série ‘Lei e Ordem’.
Descoberta, ainda criança, pela produtora Suzy Sachs, tinha 9 anos quando interpretou o seu primeiro papel - Mowgli, na adaptação teatral de ‘O Livro da Selva’. Praticou ginástica e natação e adora fazer ‘sky diving’, ‘rafting’ e esqui. Nascida a 30 de Julho de 1974 em Lincoln, no Nebraska, ganhou o Óscar de actriz principal em 2000 por ‘Os Rapazes Não Choram’, o seu primeiro filme pelo qual recebeu três mil dólares (2300 euros). Tem ascendência espanhola e índia, é canhota e casou-se, em 1997, com Chad Lowe, irmão do actor Rob Lowe. Teve lições de boxe e engordou cerca de nove quilos para rodar ‘Million Dollar Baby’.
Defesa na equipa de futebol do liceu, Eric Morlon Bishop começou a carreira na ‘stand up comedy’, estudou piano clássico na prestigiada escola Julliard e formou-se na United States International University, em San Diego. É o primeiro actor a ser nomeado, no mesmo ano, para três Globos de Ouro em três categorias distintas e tem como ídolos os actores Richard Pryor e Denzel Washington e o músico Steve Hardin.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt