João Gil e Luís Osório juntos em palco
Dupla aposta na participação do público.
‘Que ventos são estes?’ é o título do espetáculo que junta o escritor e comunicador Luís Osório ao músico João Gil - e “onde a música e a palavra se unem para resistir ao medo e celebrar a esperança”. Foi Luís Osório que o explicou ao CM: “O João era um dos melhores amigos do meu pai [o fadista e produtor cultural José Manuel Osório, vítima de complicações da sida em 2011]. Ajudou-o nos períodos mais difíceis. A realidade tem sempre muita imaginação. Quem me diria a mim que ia estar um dia no mesmo palco que ele? Mas o João foi ver o ‘Ficheiro Secretos’, gostou, e depois num almoço começámos a falar sobre fazermos uma coisa nunca feita, adequada a estes tempos de grande imprevisibilidade.
Em palco juntamos músicas da história e da cultura portuguesas. É ‘intervenção’, mas não no sentido dos anos 1950/60. Ambos vamos representar e eu até canto”, conta Luís Osório.
Com o seu monólogo ‘Ficheiros Secretos’, criado a partir do livro editado em 2021, o escritor esgotou salas em todo o País. Já João Gil é um dos mais famosos músicos das últimas décadas, cofundador dos históricos Trovante e Ala dos Namora- dos, e autor de temas famosos da música nacional.
Lisboa
O espetáculo realiza-se entre esta quinta-feira e domingo, no Auditório Carlos Paredes, em Benfica (Av. Gomes Pereira, 17).
Itinerância
Segundo Luís Osório, ‘Que ventos são estes?’, que junta a palavra à música, vai ter itinerância pelo País. A produção é da Sons em Trânsito.
Música e histórias
São 120 minutos com as canções de João Gil e as histórias que moldaram a nossa memória coletiva, de que Osório é divulgador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt