João Braga recebe a Medalha de Mérito da cidade de Lisboa

Fadista atua esta segunda-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa

08 de novembro de 2014 às 15:12
Fado, João Braga Foto: Pedro Simões/LUSA
Partilhar

O fadista João Braga atua nesta segunda-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa, para apresentar o espetáculo "Saudade Património do Fado", dez anos depois da última vez que subiu a este palco, em nome próprio.

No final do espetáculo, o fadista, de 69 anos, receberá a Medalha de Mérito, grau ouro, da Cidade de Lisboa, que lhe será entregue pelo presidente da Câmara Municipal, António Costa. Para o fadista, a distinção municipal é "uma honra" da cidade da canção que canta "há quase 50 anos".

Pub

Em declarações à Lusa, o fadista afirmou que, "além de uma surpresa", que por razões óbvias não quis adiantar, irá cantar fados do seu repertório, "nomeadamente com poemas de Manuel Alegre, que estará na sala". "Cada fado tem essa grande virtude e qualidade, entre outras - sempre que o cantamos é um tema novo, renova-se automaticamente", disse.

João Braga começou a cantar em 1966, ano em que conheceu Alfredo Marceneiro, e em 1967 estreou-se discograficamente com "É Tão Bom Cantar o Fado". Para trás ficou por completar uma licenciatura em Direito, e uma passagem pelo jazz, tendo estado ligado ao primeiro festival do género em Portugal -- o Cascais Jazz 1971 - que se realizou em Cascais, onde vivia."Foram tempos divertidos e com muitas histórias, tantas como me tem dado o fado", rematou.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar