Joe Lovano em concerto inesquecível
Quatro noites de jazz de grande nível é o resultado da edição 2006 do Festival de Jazz de Angra do Heroísmo, nos Açores, que acolheu alguns dos maiores nomes do género.
Logo na primeira noite, e após a apresentação da Orquestra Angra Jazz, o tenteto liderado por Joe Lovano deu um concerto que ficará, por certo, na história dos festivais de jazz em Portugal.
A prestação e a liderança de Lovano no saxofone tenor – acompanhado por George Garzone e Frank Lalama, (sax tenor), Steve Slagle (sax alto), Gary Smulyan (sax barítono), Barry Ries (trompete), Larry Farrell (trombone), Dennis Erwin (contrabaixo) e Otis Brown (bateria) – fizeram vibrar o Auditório do Centro Cultural. Tocando peças do último disco dedicado à obra ‘Birth Of The Cool’, o grupo alcançou níveis de verdadeira excelência nos solos e na forma como a secção rítmica os acompanhou.
SUPERJAZZ LATINO
A segunda noite, com o trio do pianista Bruce Barth com as cantoras Vanessa Rubin e Carla Cook, valeu pelo ambiente de descontracção e beleza dos temas interpretados pelas experientes vocalistas.
O jazz italiano preencheu o penúltimo dia trazendo a mestria de Enrico Pieranunzi (piano), Enrico Rava (trompete). Os temas do último álbum, ‘Easy Living’, foram os que mais se ouviram na excelente prestação do quinteto.
A finalizar, o festival apresentou o trio do pianista Filipe Melo e da superbanda de jazz latino de Eddie Palmieri, a Afro Caribbean Jazz All Stars. Palmieri, velha raposa do piano, fez com que o público, que esgotara a sala, aplaudisse a banda até à exaustão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt